Validação do Relatório Único

26 Março 2024

Saiba como validar o Relatório Único antes do envio

O ARTSOFT permite a validação do Relatório Único antes de o enviar via Webservice evitando erros na sua submissão. A pré-visualização e validação de dados do Relatório Único é uma forma de o utilizador poder consultar previamente os dados que são produzidos e proceder à verificação de erros e omissões, antecipando a deteção de possíveis inconsistências que impeçam o envio correto e automático do relatório.

Se ainda não é utilizador ARTSOFT, informe-se primeiro sobre o nosso software aqui.

A partir da versão 24.0 do ARTSOFT passou a ser possível:

  • Validar os anexos, para verificar se existem erros no seu preenchimento;
  • Produzir o ficheiro em formato xml;
  • Enviar o ficheiro do Relatório Único via Webservice;
  • Imprimir os dados do Relatório Único.

Para que seja possível enviar os dados é efetuada a ligação ao organismo para a obtenção dos dados necessários e envio do respetivo ficheiro. Consegue-se assim automatizar processos e ter informação disponível no momento do envio.

Para saber como emitir o relatório único de forma rápida e automática consulte o tutorial “Reduza a probabilidade de falha humana e melhore a produtividade da sua empresa na entrega do Relatório Único” neste link.

Neste tutorial vamos mostrar os passos necessários para saber como pré-visualizar e validar os dados referentes ao Relatório Único.

Percorra os passos do tutorial

Navegue por:

PEÇA APOIO OU DEMONSTRAÇÃO

Se precisar de mais apoio sobre o assunto consulte o seu parceiro ARTSOFT ou se gostou desta funcionalidade e ainda não é utilizador do nosso software, peça-nos uma demonstração.

Saiba também que

Subscreva a nossa newsletter para receber todos os tutoriais.

Encontre este e outros tutoriais do ARTSOFT diretamente no software. Ao clicar em F1, dentro do ERP, vai aceder ao Help Online onde pode consultar documentação.

Verificação de dados

1.º passo  Pré-visualizar os dados

Aceder ao menu ‘Recursos Humanos > Declarações > Relatório Único’, selecionar todos os anexos pretendidos e usar o botão ‘Pré-Visualizar’.’

relatorio unico tutorial01

Depois da recolha dos dados é aberto o ecrã ‘Pré-Visualização Relatório Único’.

relatorio unico tutorial02

Neste ecrã de pré-visualização dos dados não é possível ao utilizador alterar ou preencher os dados que faltam ou que estão incorretos.

Em cada campo existe uma explicação da forma como esse campo é obtido.

relatorio unico tutorial03

Na barra de ferramentas existem ícones cujas funções podem ser consultadas no Help Online.

Validação de campos

2.º passo  Validar os campos

Na barra de ferramentas do ecrã ‘Pré-Visualização Relatório Único’ pressione o respetivo ícone ‘Validar Campos’. É mostrada uma janela com os erros existentes no ficheiro, caso estes existam.

relatorio unico tutorial04

Pode optar por guardar um ficheiro com os erros (botão ‘Guardar Erros’), de forma a poder consultar posteriormente quando estiver a efetuar as correções no ficheiro.

3.º passo  Gerar ficheiro

Pressione o botão ‘Gerar Ficheiro’ para que seja efetuada uma validação prévia aos erros do ficheiro.

Se existirem erros no Relatório Único e o utilizador mesmo assim pretender gerar o ficheiro, deverá pressionar o botão ‘Sim’ na mensagem que surge.

relatorio unico tutorial05

Será gerado um ficheiro no formato xml, com um conteúdo idêntico ao que será gerado para comunicação do Relatório Único, com o nome ‘RUaaaa.empresa.xml’ (em que ‘aaaa’ representa o ano e ‘empresa’ representa o nome do ficheiro de trabalho) no formato ‘xml’, na pasta ‘ARQUIVO\EMPREG’ da empresa.

relatorio unico tutorial06

4.º passo  Enviar ficheiro
Pressione o botão ‘Enviar RU’ para fazer o envio do Relatório Único para o site do Sistema de Gestão de Unidades Locais via Webservice. Se existirem erros é exibida uma mensagem com essa indicação e não permite enviar o ficheiro.

relatorio unico tutorial07

Se não existirem erros, é gerado um ficheiro com o nome ‘RUaaaa.empresa.xml’ (em que ‘aaaa’ representa o ano e ‘empresa’ representa o nome do ficheiro de trabalho) no formato ‘xml’, na pasta ‘ARQUIVO\EMPREG’ da empresa, para que a empresa fique com uma cópia do que enviou efetivamente.

relatorio unico tutorial08

Para ter acesso a estas funcionalidades, deverá ter licenciado os módulos de Recursos Humanos e da Gestão Comercial (neste caso especificamente para o anexo F) do ARTSOFT.

Pré-visualize e valide os dados do Relatório Único recorrendo ao Software ARTSOFT v24.0 ou superior.

Para saber mais informação sobre este tema, consulte a formação Processamento de Salários e Mapas Oficiais.

Visualize o vídeo para saber como pré-visualizar e validar os dados do Relatório Único antes de o submeter no ARTSOFT:

Subscrever newsletter

Receba no seu e-mail tutoriais e novidades do software.



    Saiba como tratamos os seus dados. Consulte a nossa Política de privacidade.

    VOLTAR AOS TUTORIAIS E DICAS