Saiba facilmente o ponto da situação das suas tarefas

27 Setembro 2021

Consulte tarefas pendentes através da barra lateral do seu ARTSOFT

Saiba como os utilizadores podem visualizar as suas tarefas de forma rápida e direta no ARTSOFT, sem terem de aceder à sua agenda. Com o planeamento e a visualização simples e prática das tarefas, tenha sempre visível as tarefas a executar, recorrendo à barra lateral.

Se ainda não é utilizador ARTSOFT, informe-se primeiro sobre o nosso software aqui.

Como consultar rapidamente as tarefas pendentes no ARTSOFT?

Recorrendo à barra lateral do ARTSOFT, os recursos/utilizadores podem visualizar de forma prática e simples todas as suas tarefas ainda não concluídas e cujas datas de execução abranjam a data de trabalho.

Desta forma, o utilizador tem a possibilidade de consultar as tarefas em curso, podendo personalizar a informação a visualizar. No entanto, se pretender, podem ser aplicados filtros para visualizar tarefas já concluídas, uma vez que por omissão só estão visíveis as tarefas ainda não concluídas.

Configure a barra lateral com as tarefas que tem a decorrer

Neste tutorial vamos mostrar os 3 passos necessários para consultar tarefas pendentes através da barra lateral.

Percorra os passos do tutorial

Navegue por:

PEÇA APOIO OU DEMONSTRAÇÃO

Se precisar de mais apoio sobre o assunto consulte o seu parceiro ARTSOFT ou se gostou desta funcionalidade e ainda não é utilizador do nosso software, peça-nos uma demonstração.

Saiba também que

Saiba como gerir tarefas com a app Task Manager. Navegue para o Tutorial: Como gerir tarefas no exterior com a app Task Manager?. Subscreva a nossa newsletter para receber todos os tutoriais.

Se é utilizador ARTSOFT, encontre este tutorial no software. Ao clicar em F1, dentro do ERP, vai aceder ao Help Online onde pode consultar documentação.

Veja como ativar a barra de tarefas

1.º passo ➡ Ativar a barra lateral de tarefas

A visualização desta barra lateral de tarefas é ativada na ficha de utilizador ou no grupo de utilizadores. Para tal, deve ativar a opção “Tarefas de projetos”, no separador “Configuração na Empresa”, grupo “Controlo de visualização das barras laterais”.

tarefas barra lateral tutorial 01
Como saber onde adicionar ficheiros

2.º passo ➡ Aceder à barra lateral de tarefas

Esta funcionalidade está disponível para licenciamentos que possuam os módulos de Projetos, MRP ou Assistências Técnicas, sendo acessível através do menu “Ajuda -> Ver -> Barra de Tarefas de Projetos”.

tarefas barra lateral tutorial 02

Como atualizar a barra lateral

3.º passo Atualizar dados da barra lateral de tarefas

Se pretender atualizar os dados visíveis na grelha de tarefas, selecione a opção “Atualizar”, no menu de contexto do botão direito do rato, atualizando, dessa forma, a grelha com os registos das tarefas.

tarefas barra lateral tutorial 03

4.º passo Aceder à tarefa

É possível abrir o registo da tarefa selecionada na barra lateral, através da opção “Ir para tarefa”, disponível no menu de contexto do botão direito do rato.

tarefas barra lateral tutorial 04

Configurar campos da barra lateral

5.º passo Configurar campos da barra lateral de tarefas

Esta barra lateral é configurável, permitindo escolher os campos a mostrar que melhor se enquadrem nas necessidades dos recursos. No menu de contexto do botão direito do rato selecionar a opção “Mostrar Layout”. A opção “Gravar Layout” permite gravar os campos e os tamanhos das colunas num layout diferente do standard (zero) e a opção “Aplicar Layout” possibilita selecionar um layout diferente do standard e que tenha sido gravado no ficheiro da empresa.

tarefas barra lateral tutorial 05

Estão disponíveis duas tabelas (PrjTask e PrjProje) que permitem selecionar campos referentes às tarefas ou aos projetos, respetivamente. Pode-se atribuir uma descrição diferente ao nome do campo, assim como definir o tamanho da coluna a apresentar e a tooltip que explica o conteúdo do campo.

Ao “Gravar Layout” é possível criar um novo layout ou sobrepor a um já existente (incluindo o standard).

6.º passo Configurações adicionais no artsoft.cfg

O ARTSOFT possui de base alguns parâmetros cuja configuração pode ser alterada no ficheiro “artsoft.cfg” (guardado, por exemplo, em C:\ProgramData\ARTSOFT.cfg).

Neste ficheiro é possível redefinir algumas particularidades da grelha de visualização das tarefas, nomeadamente o tempo para a grelha ser atualizada, os deltas de tempo (data de início e data de fim) a filtrar para o preenchimento das tarefas em visualização e a lista de estados para filtro das tarefas em visualização. Por omissão apenas são consideradas as tarefas por concluir.

Se sentir necessidade de ajustar a grelha de visualização das tarefas, consulte o seu parceiro ARTSOFT para que este proceda conforme pretende. Vejamos a seguir um exemplo de configuração no ficheiro artsoft.cfg:

[TarefasProjetos]

Tempo=x                       ; Valor de x minutos para atualização da barra

DeltaDataIni=-y              ; Valor de dias, em relação à data atual, para apresentar tarefas que comecem nos próximos y dias

DeltaDataFim=z             ; Valor de dias, em relação à data atual, para apresentar tarefas que tenham terminado nos últimos z dias

FiltroListaEstados=1:3;5  ; apenas são listadas as tarefas cujo estado pertença à lista configurada (quando este campo está configurado também são apresentadas as tarefas que estejam a 100%).

A utilização desta funcionalidade é extremamente simples, proporcionando às equipas que trabalham com tarefas melhorar a organização do trabalho, acelerar o acesso ao planeamento, obter informação integrada num único local e gerir prioridades de forma mais fácil e rápida.

Subscrever newsletter

Receba no seu e-mail tutoriais e novidades do software.



    Saiba como tratamos os seus dados. Consulte a nossa Política de privacidade.

    VOLTAR AOS TUTORIAIS E DICAS