Registe e controle as negociações da sua empresa

21 Setembro 2021

Saiba como controlar as negociações de clientes e fornecedores

No mundo empresarial, as negociações apresentam-se como uma forte ferramenta para obter os melhores resultados, independentemente do segmento, dimensão ou lucro. Permitem às empresas negociarem com os seus fornecedores e clientes, com o objetivo de obterem as melhores condições de compra e venda de artigos.

Desta forma, para ajudar as empresas a negociarem melhor com os seus clientes e fornecedores, a ARTSOFT reformulou todo o ecrã de Negociações na versão 21, tornando-o mais simples e intuitivo.

Se ainda não é utilizador ARTSOFT, informe-se primeiro sobre o nosso software aqui.

Como faço a gestão das negociações?

Saiba neste tutorial como tirar o máximo partido das Negociações com Terceiros no seu ARTSOFT, em 3 passos.

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Se é utilizador ARTSOFT, encontre este tutorial diretamente no software. Ao clicar em F1, dentro do ERP, vai aceder ao Help Online onde pode consultar documentação.

Aceder ao ecrã de negociações

1.º passo ➡ Como aceder ao ecrã das Negociações:

A partir da opção de menu “Gestão Comercial » Artigos” pode aceder às opções “Negociações com Clientes” e “Negociações com Fornecedores”:

Ao clicar na opção “Negociações com Clientes” é aberto um ecrã com todas as negociações registadas:

O mesmo acontece ao clicar na opção “Negociações com Fornecedores”:

As negociações aparecem com uma estrutura hierárquica de artigos, contudo, caso a empresa pretenda, é possível visualizar as negociações sem hierarquia de artigos, ou seja, sem organização por famílias e subfamílias.

Neste caso, é necessário alterar a visualização das Negociações na configuração de dados relativos à empresa:

Quando ativa, a visualização das negociações é alterada, apresentando todos os artigos e as respetivas negociações em lista, sem estrutura hierárquica:

A partir dos ecrãs “Negociações com Fornecedores” e “Negociações com Clientes” é possível ao utilizador realizar inúmeras ações, como por exemplo: navegar para a respetiva ficha do artigo, consultar uma negociação, criar uma nova negociação ou duplicar uma negociação a partir de uma já existente.

Para mais informações sobre as funcionalidades presentes no navegador de negociações clique aqui.

Como criar uma negociação

2.º passo ➡ Criar uma negociação

Partindo do ecrã “Negociações com Fornecedores”, ao clicar no botão “mais”, presente na barra de ferramentas do navegador da negociação, é possível criar uma negociação, sendo necessário o utilizador estar posicionado num código de artigo ou numa linha do terceiro:

Criação de uma negociação

Nota: as negociações também podem ser criadas a partir da ficha do artigo ou da ficha do Terceiro.

Configuração da entidade certificadora

Como preencher os dados de uma nova negociação

3.º passo ➡ Preenchimento dos dados para a criação da negociação

Após clicar na opção para criar uma nova negociação, o ARTSOFT apresenta ao utilizador o seguinte ecrã:

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e-book Guia completo do Comprador do ERP

➡ O ecrã de negociações está dividido em seis áreas fundamentais, sendo elas:

Negociações
Neste grupo definem-se os dados gerais do processo de negociação com o cliente/fornecedor com quem se pretende negociar. Indica-se o código atribuído pelo cliente/fornecedor ao artigo, estabelece-se o intervalo de datas entre as quais a negociação está em vigor, a quantidade mínima que ativa a negociação e o tipo de preço a aplicar.

Preços negociados

Neste grupo definem-se os descontos a aplicar e as respetivas datas de validade. Adicionalmente, é possível usar os descontos definidos na ficha do cliente/fornecedor, para que aquando da elaboração de um documento, para além dos descontos definidos na negociação, sejam também tidos em conta os descontos fixos definidos no registo do terceiro.

Cada entidade requer um software de gestão dos tokens próprio que, no caso da DigitalSign, deve ser obtido em  https://suporte.digitalsign.pt/kb/faq.php?id=79.

Para conseguir utilizar o cartão que contém o seu Certificado da DigitalSign é necessário que tenha instalado no seu computador o software Middleware. Siga as instruções indicadas no site.

Antes de instalar o software, tem de ligar a pen USB, fornecida pela DigitalSign, ao computador que vai usar na assinatura dos documentos.

Ao abrir o programa pela primeira vez para instalar o certificado, será mostrado um aviso de segurança, que terá de aceitar. Dentro da aplicação poderá verificar os dados do certificado.

Na configuração da empresa, no ARTSOFT, tem de ser preenchido o número de série do certificado que será automaticamente preenchido no caso de só haver um, caso contrário terá de ser indicado qual é o correto.

Configuração da empresa – Preenchimento nº série

➡ Regras

Neste grupo definem-se as regras relativas aos bónus (quantidade e validade) e aos prazos (para entrega e validade do artigo).

Regras de bónus e prazo

NOTA: As negociações permitem efetuar movimentos de ofertas automáticas de artigos com lotes e data de validade. Se, ao elaborar um documento relativo a um artigo com negociação, o campo ‘Percentagem de Bónus’ estiver preenchido e dentro do prazo de validade, quando confirmar o lançamento o ARTSOFT perguntará se deseja efetuar o registo de ofertas.

Escalões

Permite utilizar escalões de preços por quantidades. Este separador aparece quando no tipo de preço for selecionada uma das opções: “Escalões de Qtd” ou “Unidade movimentação”.

Quando o tipo é por “escalões de quantidade”, os escalões ficam disponíveis para configuração apresentando uma coluna para as quantidades e outra para os valores. Nesta opção configuram-se as quantidades limite e os respetivos preços a aplicar a cada uma.

Escalões de preços por quantidades

Quando o tipo é por “unidade de movimentação”, as unidades ficam disponíveis para configuração apresentando uma coluna para as unidades e outra para os valores. Aqui define-se o preço negociado por unidade de movimentação do artigo. Para criar este tipo de negociação é necessário que o artigo tenha configurada a unidade de movimentação na ficha de artigo.

➡ Outros dados

Os campos dos últimos preços negociados são meramente informativos e automaticamente preenchidos pelo ARTSOFT, indicando os últimos registos da negociação.

Os campos das previsões são também meramente informativos, permitindo indicar as previsões de compra em quantidade e valor.

➡ Personalização à medida

O ecrã de Negociações permite adicionar campos definidos por utilizador associados à negociação. Esta configuração é efetuada no grupo ‘Campos Auxiliares‘ do separador ‘Geral’ da ficha de artigo tem de se definir qual a tabela a aplicar.

Para saber ao pormenor o funcionamento de cada uma das opções presente no ecrã da Negociação do Artigo, clique aqui.

Através desta funcionalidade, a sua empresa vai ganhar uma poderosa e ágil ferramenta de negociações com os seus principais stakeholders com um controlo total diretamente no ERP ARTSOFT v21.

Visualize aqui o vídeo para saber como usar as negociações na sua empresa.

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