Pretende minimizar erros na criação de um terceiro?

24 Abril 2020

Validação de NIF através do sistema VIES

O software de Gestão Comercial ARTSOFT integra com o sistema de intercâmbio de informação sobre o IVA (VIES) – um sistema eletrónico de validação de números de identificação dos operadores económicos registados na União Europeia, para operações transnacionais de bens e serviços”.

Isto significa que o software passa a ser possível preencher automaticamente os dados associados a qualquer número de contribuinte, desde que o mesmo esteja registado na base de dados do VIES.

Se ainda não é utilizador ARTSOFT, informe-se primeiro sobre um dos planos disponíveis: Small Business, Professional e Premium.

O que é o preenchimento automático via VIES?

ARTSOFT permite efetuar uma ligação aos serviços do VIES, sendo depois o pedido enviado através de uma ligação para a respetiva base de dados nacional a fim de verificar se o número de contribuinte está registado nesse país. Em caso afirmativo será indicado que é válido e o ERP irá preencher automaticamente os campos de identificação da empresa. Em caso negativo será indicado como inválido.

O que vai conhecer neste tutorial?

Percorra os dois passos do tutorial

Neste passo-a-passo vamos apresentar os principais passos para tirar o máximo proveito da integração com o VIES.

Navegue por:

PEÇA APOIO OU DEMONSTRAÇÃO

Se precisar de mais apoio sobre o assunto consulte o seu parceiro ARTSOFT ou se gostou desta funcionalidade e ainda não é utilizador do nosso software, peça-nos uma demonstração.

Saiba também que

Ao integrar a Gestão Comercial com a Informa D&B ganha mais uma opção para automatizar o preenchimento de dados das empresas.

Se a sua empresa trabalhar diretamente com clientes finais pode integrar o módulo de RGPD avançado com a Gestão Comercial . Desta forma pode disponibilizar uma plataforma online para que os seus clientes atualizem os seus dados pessoais.

1º passo – Inserir e validar o NIF

Aceder ao registo de terceiro.

Tutorial VIES ARTSOFT
Tutorial VIES ARTSOFT

No campo “Nº contribuinte” inserir o NIF, sendo nesse momento disponibilizado um botão para “Validar NIF / CAE Empresa”.

Tutorial VIES 2 ARTSOFT
Tutorial VIES 2 ARTSOFT

O botão validará se a empresa está registada no sistema do VIES e o ARTSOFT preenche automaticamente os campos relativos ao nome, morada, localidade e código postal. É possível, no entanto, alterar estes dados na ficha de terceiro.

Caso a ligação à internet não esteja disponível, o ARTSOFT mostra a mensagem ‘Não foi possível efetuar a validação. Verifique a ligação à internet’.

Conheça a nova versão do ERP

2º passo – Criar documento comercial

A funcionalidade está igualmente disponível ao criar um documento, sendo válido para terceiros diversos (clientes zero). 

Tutorial VIES 3 ARTSOFT
Tutorial VIES 3 ARTSOFT

Ganhe velocidade nos processos administrativos, beneficiando da possibilidade de ter os dados automaticamente preenchidos e sempre atualizados, sempre que o NIF esteja registado na base de dados do VIES.

Se precisa de mais apoio sobre o assunto consulte o seu parceiro ARTSOFT ou se gostou desta funcionalidade e ainda não é utilizador do nosso software, peça-nos uma demonstração sem compromisso.

Subscrever newsletter

Receba no seu e-mail podcasts e novidades do software.

Saiba como tratamos os seus dados. Consulte a nossa Política de privacidade.

VOLTAR AOS TUTORIAIS E DICAS