Prepare-se para o imprevisto, gestão de penhoras

19 Janeiro 2021

Esteja preparado(a) para o imprevisto com uma gestão fácil de penhoras

Nos últimos anos, decorrente de uma envolvente económica mais desfavorável, situações de incumprimento ao nível de pagamentos têm sido cada vez mais frequentes. Neste contexto, muitas vezes as empresas vêm-se obrigadas a penhorar parte dos vencimentos dos colaboradores, por execução de uma, ou várias, dívidas destes a terceiros.

O módulo Gestão de Penhoras ARTSOFT, um complemento à solução de Recursos Humanos, facilita a gestão desses processamentos.

Se ainda não é utilizador ARTSOFT, informe-se primeiro sobre o nosso software aqui.

O que são penhoras de salários?

A penhora de vencimento é a apreensão judicial do salário do executado (devedor) para a satisfação do direito de crédito do exequente (credor). Em regra, só pode ser penhorado um terço do salário líquido do devedor. O Credor tanto pode ser privado ou Estado, por exemplo dívidas às Finanças, Segurança Social ou a outro órgão do Estado.

O módulo de Gestão de Penhoras do software de Recursos Humanos ARTSOFT, facilita a gestão deste processamento, cumprindo de forma automática com os seguintes cenários:

  • Penhoras de 1/3;
  • Penhoras de 1/6; (a partir da versão de 2020 do ARTSOFT)
  • Penhoras a iniciar a partir de x valor;
  • Penhoras a iniciar após a última penhora.

O que vai conhecer neste tutorial?

Percorra os dois passos do tutorial

Neste passo-a-passo vamos apresentar como pode processar penhoras únicas de 1/6 diretamente do seu software de gestão de recursos humanos.

Navegue por:

PEÇA APOIO OU DEMONSTRAÇÃO

Se precisar de mais apoio sobre o assunto consulte o seu parceiro ARTSOFT ou se gostou desta funcionalidade e ainda não é utilizador do nosso software, peça-nos uma demonstração.

Saiba também que

Pode também validar e entregar a Declaração Periódica do IVA à AT – Autoridade Tributária, diretamente do ERP, com total automatização. Saiba mais aqui.

Encontre este e outros tutoriais do ARTSOFT diretamente no software. Ao clicar em F1, dentro do ERP, vai aceder ao Help Online onde pode consultar documentação.

1º passo – Configurar um código de abonos e descontos

Configurar código de abonos e descontos

2º passo – Associar penhora a colaborador específico

➡ Uma vez configurado o código a utilizar, sempre que surgir uma penhora de um colaborador, terá apenas de aceder ao “Registo do Colaborador Interno”, clicar em “Alterar” e de seguida no separador “Remunerações” terá que introduzir um registo na tabela “Penhoras”:

Registo de Penhoras por colaborador
Conheça a nova versão do ERP

3º passo – Processamento de penhoras

➡ Depois de criado o registo da penhora, que funcionará como centralizador de toda a informação, basta processar o recibo de vencimento para que a penhora seja processada de forma correta.

Processamento de salários com penhora de 1/6

A sua empresa vai ganhar muito tempo administrativo na gestão das penhoras dos funcionários, sem necessidade de ferramentas externas e com um controlo total diretamente no ARTSOFT.

Subscrever newsletter

Receba no seu e-mail tutoriais e novidades do software.

Saiba como tratamos os seus dados. Consulte a nossa Política de privacidade.

VOLTAR AOS TUTORIAIS E DICAS

Consulte também

Mantenha-se a par de novos conteúdos, subscreva no rodapé a newsletter.