Contas Correntes para Clientes ou Fornecedores

20 Dezembro 2023

Contas Correntes: Saiba como criar rapidamente documentos sem sair da ficha de terceiro

De forma a automatizar e acelerar o processo de emissão de documentos da gestão comercial e de contas correntes, o ARTSOFT disponibiliza a possibilidade de criar esses documentos diretamente a partir da ficha de terceiro.

Neste tutorial vamos mostrar os 4 passos necessários para criar documentos e contas correntes a partir da ficha de terceiro.

Se ainda não é utilizador ARTSOFT, informe-se primeiro sobre o nosso software aqui.

Neste tutorial vamos mostrar os 4 passos necessários para criar documentos e contas correntes a partir da ficha de terceiro.

Percorra os passos do tutorial

Navegue por:

PEÇA APOIO OU DEMONSTRAÇÃO

Se precisar de mais apoio sobre o assunto consulte o seu parceiro ARTSOFT ou se gostou desta funcionalidade e ainda não é utilizador do nosso software, peça-nos uma demonstração.

Saiba também que

Subscreva a nossa newsletter para receber todos os tutoriais.

Encontre este e outros tutoriais do ARTSOFT diretamente no software. Ao clicar em F1, dentro do ERP, vai aceder ao Help Online onde pode consultar documentação.

Configurar códigos de remunerações

1.º passo  Associar séries de documentos a usar no terceiro

Para poder aceder rapidamente à criação de séries de documentos da gestão comercial a partir da ficha de terceiro, tem de indicar as séries pretendidas no campo ‘Séries de documentos’, no grupo ‘Diversos’, do separador ‘Cliente’ ou ‘Fornecedor’, conforme o caso.

contas correntes

Carregue no botão 461a4517 aab8 4a5a bfde 4da5f5a586de disponível no final do campo para abrir o ecrã onde poderá selecionar as séries pretendidas.

contas correntes clientes

De seguida carregue no botão ‘OK’ para confirmar a seleção das séries e estas ficarem definidas na ficha do terceiro.

contas correntes fornecedores

Quando a ficha de terceiro não está em edição, pode consultar a lista das séries de documentos associadas ao terceiro e nesse ecrã pode ordenar a lista clicando no título de cada coluna, o que facilita a visualização das séries de documentos do terceiro. No exemplo da imagem seguinte a lista foi ordenada por nome da série.

clientes fornecedores

2.º passo   Acesso rápido a documentos

No registo de terceiro, tanto nos clientes como nos fornecedores, o botão “Criar Docum.”, disponível no separador ‘Cliente’ ou ‘Fornecedor’ conforme o caso, apresenta um menu, ativado através da seta existente no lado direito do botão, com as “Séries de documentos” associadas a esse cliente/fornecedor.

O botão só apresenta menu quando o terceiro tem séries de documentos associadas.

fornecedores clientes

Ao clicar numa das séries apresentadas nesse menu, será automaticamente criado um documento com esse terceiro (no exemplo da imagem foi selecionada a série ‘V007 – Nota de Débito’).

clientes contas correntes

Caso o utilizador clique diretamente no botão “Criar Docum.”, uma de duas situações irá acontecer:

  • Caso tenha documentos na lista de séries de documentos, abre o primeiro da lista. No exemplo da imagem do registo de terceiro seria a série ‘V004 – Nota de Crédito’;
  • Caso não tenha documentos na lista de séries de documentos, apresenta a lista de todos os documentos, conforme se trate de um cliente ou de um fornecedor.

fornecedores contas correntes

Se carregar na opção ‘Todos’ do menu, abre também a lista de todos os documentos, conforme se trate de um cliente ou de um fornecedor (ver imagem anterior).

3.º passo  Associar séries de contas correntes a usar no terceiro

Para poder aceder rapidamente à criação de séries de contas correntes a partir da ficha de terceiro, tem de indicar as séries pretendidas no campo ‘Séries de C. Corrente’, no grupo ‘Diversos’, do separador ‘Cliente’ ou ‘Fornecedor’, conforme o caso.

conta corrente cliente

Para selecionar as séries tem de usar o botão d1723aae 4cfc 4c40 9066 dacfd98670b4 que se encontra no final do campo e marcar os tipos de documento pretendidos.

conta corrente

De seguida carregue no botão ‘OK’ para confirmar a seleção das séries e estas ficarem definidas na ficha do terceiro.

clientes fornecedores contas correntes

Quando a ficha de terceiro não está em edição, pode consultar a lista das séries de contas correntes associadas ao terceiro e nesse ecrã pode ordenar a lista clicando no título de cada coluna, o que facilita a visualização das séries de contas correntes do terceiro. No exemplo da imagem seguinte a lista foi ordenada por descrição do tipo de documento.

conta corrente fornecedor

4.º passo  Acesso rápido a séries de contas correntes

No registo de terceiro, tanto nos clientes como nos fornecedores, o botão “Criar C. Corr.”, disponível no separador ‘Cliente’ ou ‘Fornecedor’ conforme o caso, apresenta um menu, ativado através da seta existente no lado direito do botão, com as “Séries de conta corrente” associadas a esse cliente/fornecedor.

O botão só apresenta menu quando o terceiro tem séries de documentos de contas correntes associadas.

contas correntes fornecedor

Ao clicar num dos códigos apresentados nesse menu, será automaticamente criado um documento com esse terceiro (no exemplo da imagem seguinte foi selecionado o código ‘B008 – Recibo’).

contas correntes cliente

Caso o utilizador clique diretamente no botão ‘Criar C. Corr.’, uma de duas situações irá acontecer:

  • Caso tenha documentos na lista de séries de contas correntes, abre o primeiro da lista. No exemplo da imagem do registo de terceiro seria o ‘B001 – Recebimento – Dinheiro’;
  • Caso não tenha documentos na lista de séries de contas correntes, apresenta todos os documentos, conforme se trate de um cliente ou de um fornecedor.

contas correntes cliente fornecedor

Se carregar na opção ‘Todos’ do menu, abre também a lista de todos os documentos de contas correntes, conforme se trate de um cliente ou de um fornecedor (ver imagem anterior).

Em resumo, a utilização desta funcionalidade pode melhorar a produtividade, tornar o fluxo de trabalho mais eficiente, reduzir erros e contribuir para uma gestão mais eficiente e controlada do negócio.

Para ter acesso a esta funcionalidade necessita ter licenciado o módulo de Gestão Comercial.

Consulte aqui para saber mais sobre como criar documentos e contas correntes a partir da ficha de terceiro.

Saiba como criar documentos e contas correntes a partir da ficha de terceiro recorrendo ao Software ARTSOFT v24.0 ou superior.

Para saber mais informação sobre este tema, consulte a formação Gestão de Vendas, Compras e Stocks.

Conheça este e outros passo-a-passo no seu HELP ONLINE.

Subscrever newsletter

Receba no seu e-mail tutoriais e novidades do software.



    Saiba como tratamos os seus dados. Consulte a nossa Política de privacidade.

    VOLTAR AOS TUTORIAIS E DICAS