Consulta de contratos da Segurança Social

21 Dezembro 2023

Saiba como consultar os contratos dos trabalhadores na Segurança Social

O ARTSOFT dá suporte ao serviço ‘Consultar Contrato’ da Segurança Social, através da Plataforma de Serviços de Interoperabilidade, plataforma de serviços web que permite a ligação direta e segura de comunicação de dados e informações, entre sistemas informáticos, de forma transparente e simplificada.

Se ainda não é utilizador ARTSOFT, informe-se primeiro sobre o nosso software aqui.

ARTSOFT dá suporte ao serviço ‘Consultar Contrato’ da Segurança Social (através da Plataforma de Serviços de Interoperabilidade, plataforma de serviços web que permite a ligação direta e segura de comunicação de dados e informações, entre sistemas informáticos, de forma transparente e simplificada), à semelhança do que faz para outras comunicações, nomeadamente o registo da cessação de vínculo, alterar contrato, consulta de trabalhador e adicionar período de rendimento.

Através deste serviço é possível obter a informação das comunicações de vínculos a processar e das comunicações de vínculos não aceites da entidade empregadora, acedendo diretamente à plataforma da Segurança Social Direta. Após a consulta, o utilizador tem a possibilidade de atualizar a ficha do colaborador com os dados recolhidos do contrato. Para mais informação consultar a plataforma da Segurança Social.

Neste tutorial vamos mostrar os 3 passos necessários para efetuar a consulta de contratos na Segurança Social.

Percorra os passos do tutorial

Navegue por:

PEÇA APOIO OU DEMONSTRAÇÃO

Se precisar de mais apoio sobre o assunto consulte o seu parceiro ARTSOFT ou se gostou desta funcionalidade e ainda não é utilizador do nosso software, peça-nos uma demonstração.

Saiba também que

Subscreva a nossa newsletter para receber todos os tutoriais.

Encontre este e outros tutoriais do ARTSOFT diretamente no software. Ao clicar em F1, dentro do ERP, vai aceder ao Help Online onde pode consultar documentação.

Verificação de dados

1.º passo  Verificar dados no registo de colaborador

Na ficha do colaborador, o ícone  ‘Segurança Social’ contém a opção ‘Consultar Contrato’.

consultar contratos SS tutorial01

Esta opção abre o ecrã ‘Consulta dos Contratos Trabalhador’ onde o utilizador pode pré-visualizar e alterar alguns dos parâmetros a submeter, nomeadamente: NISS do trabalhador, data de início e data de fim de pesquisa dos dados do trabalhador.

consultar contratos SS tutorial02

Todos os campos possuem uma ajuda incorporada que explica para que serve cada um.

Consulta de dados

2.º passo  Consultar dados na Segurança Social

Depois de verificados e alterados os campos pretendidos, carregar no botão ‘Consultar’. Neste momento o ARTSOFT efetua uma validação do conteúdo de todos os campos e, caso exista alguma incongruência, despoleta um alerta. Por exemplo:

consultar contratos SS tutorial03

Se as credenciais de acesso à Segurança Social não estiverem corretamente preenchidas na ficha do utilizador, surge igualmente uma mensagem de erro.

consultar contratos SS tutorial04

Se a página da Segurança Social estiver em manutenção é devolvida uma mensagem de erro.

consultar contratos SS tutorial05


Se estiver tudo correto e a página da Segurança Social estiver a funcionar, haverá uma resposta do lado da Segurança Social com mensagens de validação, podendo indicar sucesso ou erro na comunicação. A proveniência desses erros é identificada no título da janela. Exemplos de erros:

consultar contratos SS tutorial06
consultar contratos SS tutorial07

Quando está tudo correto o pedido é processado, dentro do limite definido para as datas de pesquisa de dados do trabalhador, abrindo-se o ecrã ‘Pedido de Consulta de Contrato’ com todos os contratos registados na Segurança Social, do mais recente para o mais antigo.

consultar contratos SS tutorial08

Pressionando o respetivo símbolo em cada uma das linhas, pode-se consultar em detalhe cada contrato do colaborador.

consultar contratos SS tutorial09

Atualização de dados

4.º passo  Atualizar dados do colaborador no registo de empregado do ARTSOFT

Por fim, ao carregar no botão ‘Atualizar’, o ARTSOFT emite uma mensagem para que o utilizador confirme se pretende atualizar a ficha de colaborador com os dados recolhidos do contrato mais recente.

consultar contratos SS tutorial10

Acedendo ao diário onde as provisões foram integradas, podem-se constatar os movimentos lançados a débito e a crédito, de acordo com as contas configuradas nos respetivos códigos de remuneração associados às provisões.

Caso pretenda atualizar os dados, terá de pressionar o botão ‘Sim’. Se não quiser atualizar, terá de pressionar o botão ‘Não’. O ARTSOFT atualiza dados como as datas e a modalidade dos contratos, o código da profissão e a remuneração base ilíquida.

Ao usar esta funcionalidade terá os seguintes benefícios:

  • Simplificar o processo de consulta de contratos, economizando tempo valioso e tornando as operações mais eficientes;
  • Com acesso rápido a informações vitais sobre os contratos dos trabalhadores, pode tomar decisões estratégicas melhor fundamentadas;
  • Evitar erros e discrepâncias entre os dados que estão no ARTSOFT e os que estão na Segurança Social;
  • Facilidade de acesso à plataforma da Segurança Social, o que torna mais rápido obter informações sobre comunicações de vínculos de trabalhadores.

Para ter acesso a esta funcionalidade necessita ter licenciado o módulo de Recursos Humanos.

Saiba como registar provisões e encargos de subsídios de férias e de natal dos seus colaboradores recorrendo ao Software ARTSOFT v24.0 ou superior.

Para saber mais informação sobre este tema, consulte a formação Processamento de Salários e Mapas Oficiais.

Subscrever newsletter

Receba no seu e-mail tutoriais e novidades do software.



    Saiba como tratamos os seus dados. Consulte a nossa Política de privacidade.

    VOLTAR AOS TUTORIAIS E DICAS