Comunicação com a Segurança Social Direta com mais produtividade

19 Janeiro 2021

Comunicação com a Segurança Social Direta, sem trabalho duplicado nem perda de produtividade

Sempre que uma entidade empregadora admite um novo colaborador esta é obrigada a comunicar aos serviços da Segurança Social a sua admissão nas 24 horas anteriores ao início de produção de efeito do contrato de trabalho.

Com a solução de Recursos Humanos do ERP ARTSOFT, é possível registar na Segurança Social o vínculo do colaborador à empresa, bem como visualizar e validar os dados disponíveis do colaborador no portal da Segurança Social, podendo estes ser confrontados com o que está registado na ficha do colaborador.

Se ainda não é utilizador ARTSOFT, informe-se primeiro sobre o nosso software aqui.

O que é a comunicação com a Segurança Social Direta do ERP?

A comunicação da admissão de um novo colaborador deve ser feita pela empresa aos serviços da Segurança Social 24 horas antes do contrato de trabalho. Esta comunicação é feita no portal da Segurança Social e implica a introdução dos dados já inseridos no seu ERP, o que leva a uma duplicação de trabalho, diminuição da produtividade e desperdício de tempo. Na versão 20.1 do ERP, a automatização desta comunicação encontra-se já disponível.

O que vai conhecer neste tutorial?

Percorra os dois passos do tutorial

Neste passo-a-passo vamos apresentar como pode comunicar com a Segurança Social diretamente do seu software de gestão.

Navegue por:

PEÇA APOIO OU DEMONSTRAÇÃO

Se precisar de mais apoio sobre o assunto consulte o seu parceiro ARTSOFT ou se gostou desta funcionalidade e ainda não é utilizador do nosso software, peça-nos uma demonstração.

Saiba também que

Pode também validar e entregar a Declaração Periódica do IVA à AT – Autoridade Tributária, diretamente do ERP. Saiba mais aqui.

Encontre este e outros tutoriais do ARTSOFT diretamente no software. Ao clicar em F1, dentro do ERP, vai aceder ao Help Online onde pode consultar documentação.

1º passo – Configurar a ligação ao webservice da Segurança Social

➡ Para que seja possível comunicar com a Segurança Social é necessário configurar na ficha da empresa os dados referentes às credenciais de acesso aos Webservices:

  • SS Webservices-Utilizador: deve ser indicado o utilizador de acesso aos Webservicespara a comunicação entre o ARTSOFT e a Segurança Social, que permitem a consulta ou o vínculo do colaborador junto da Segurança Social Direta.
  • SS Webservices-Password: deve ser indicada a password de acesso aos Webservices para a comunicação entre o ARTSOFT e a Segurança Social, que permitem a consulta ou o vínculo do colaborador junto da Segurança Social Direta.
Comunicação Segurança Social Direta de um novo colaborador
Configuração de parâmetros

Com o preenchimento dos parâmetros atrás ilustrados, o utilizador passa a ter a possibilidade de enviar o ficheiro da Segurança Social, de forma automática, sem sair do seu ambiente de trabalho.

Envio de ficheiro da Segurança Social

Depois de enviar o ficheiro da Segurança Social, a aplicação retorna a seguinte mensagem:

Aviso sobre o envio do Ficheiro da Segurança Social
Está à ponderar adquirir ERP?
Conheça o Guia completo do Comprador de ERP

2º passo – Registo e consulta do vínculo na Segurança Social Direta de forma automática

➡ Após as configurações, para efetuar o registo do vínculo na Segurança Social Direta é necessário que na ficha do colaborador tenha os seguintes dados preenchidos:

  • Nome do colaborador;
  • NISS;
  • Tipo de contrato;
  • Data de admissão;
  • Data de saída;
  • Regime de duração do trabalho.

Posteriormente, através do ícone da Segurança Social, presente na barra de ferramentas do ecrã do Colaborador, pode comunicar o vínculo do colaborador à Segurança Social de uma forma automática.

Antes de enviar os dados, o ERP ARTSOFT apresenta ao utilizador um ecrã de validação de dados, para que os possa validar antes de serem comunicados, tal como espelhado na seguinte imagem:

Registo do Vínculo do Colaborador

Para visualizar e validar os dados disponíveis do colaborador no portal da Segurança Social, ao nível do contrato referente à sua situação com a entidade empregadora, é necessário aceder à seguinte opção:

Comunicação Segurança Social Direta ERP
Consulta do Registo do Vínculo do Colaborador

Com estas funcionalidades, os Técnicos de Recursos Humanos e de Contabilidade ganham uma maior facilidade e rapidez nos processos administrativos relativos a estas obrigações legais, bem como maior segurança nos dados e na fiabilidade da informação.

Subscrever newsletter

Receba no seu e-mail tutoriais e novidades do software.

Saiba como tratamos os seus dados. Consulte a nossa Política de privacidade.

VOLTAR AOS TUTORIAIS E DICAS

Consulte também

Mantenha-se a par de novos conteúdos, subscreva no rodapé a newsletter.
Covid-19 icon

Covid-19

A crise que vivemos será ultrapassada com a força de vontade e paciência de todos. Estamos todos juntos na luta contra a COVID-19. Na ARTSOFT faremos todos os possíveis para apoiar os nossos colaboradores, parceiros e clientes.

Saiba mais

Este website não é compatível
com o seu browser atual

Para aceder a artsoft.pt com total compatibilidade
pondere atualizar o seu navegador web para uma versão superior.


Aviso para utilizadores ARTSOFT: Se encontra dificuldades em aceder a esta página web a partir do ARTSOFT siga os seguintes passos.


  1. Certifique-se que tem no seu sistema operativo um browser recente. Se estiver a utilizar o Internet Explorer (IE) da Microsoft, recomendamos a atualização para o EDGE.

  2. Atualize o seu ERP para a versão 21 (lançamento em março de 2021) ou versões posteriores a esta data.

  3. Limpe a cache do browser que tem configurado no seu sistema operativo. Poderá agora consultar artsoft.pt com total compatibilidade.