Envio do código AT em documentos de transporte por SMS

23 Novembro 2021

Evite coimas por apresentar códigos de transporte incorretos às autoridades

Em empresas que fazem a entrega de mercadorias a clientes ou que possuem diversas localizações, como armazéns, lojas, filiais ou obras, podem emitir diariamente um elevado número de guias de transporte ou de remessa para acompanharem a deslocação das mercadorias entre a empresa e esses diferentes locais.

Em muitos destes casos, os códigos de transporte obtidos, após a comunicação do documento à Autoridade Tributária (AT), são anotados em papel ou memorizados por quem os receciona no backoffice e, de seguida, transcritos manualmente para a mensagem e enviados por SMS aos colegas que executam o transporte, como ilustrado na imagem seguinte. Este processo está, naturalmente, exposto a inúmeros erros.

De forma a facilitar este processo é possível enviar o código de transporte AT diretamente para um contacto de telemóvel da empresa, logo após a sua obtenção. Este contacto é interno, uma vez que, independentemente de o documento ser direcionado a um cliente ou a uma localização da empresa, quem faz a entrega da mercadoria e obtém o código de transporte da AT é a própria empresa.

Este automatismo está disponível a partir da versão 21.1 com o módulo Gestão Comercial e o SMS Notification. Neste tutorial vamos mostrar os passos necessários para o envio do código AT em documentos de transporte por SMS.

Se ainda não é utilizador ARTSOFT, informe-se primeiro sobre o nosso software aqui.

Como faço a gestão das negociações?

Saiba neste tutorial como tirar o máximo partido das Negociações com Terceiros no seu ARTSOFT, em 3 passos.

Percorra os passos do tutorial

Navegue por:

PEÇA APOIO OU DEMONSTRAÇÃO

Se precisar de mais apoio sobre o assunto consulte o seu parceiro ARTSOFT ou se gostou desta funcionalidade e ainda não é utilizador do nosso software, peça-nos uma demonstração.

Saiba também que

Subscreva a nossa newsletter para receber todos os tutoriais.

Se é utilizador ARTSOFT, encontre este tutorial diretamente no software. Ao clicar em F1, dentro do ERP, vai aceder ao Help Online onde pode consultar documentação.

A nível de configuração, apenas são necessários 2 passos:

1.º passo ➡ Registar credenciais AT de utilizador

No registo de cada utilizador que solicite o código de transporte AT têm de estar registadas as suas credenciais AT (user e password).

2.º passo ➡ Configurar as séries de documentos que enviam o código de transporte AT por SMS

Na configuração das séries de documentos que vão enviar o código de transporte AT por SMS, carregar no botão ‘Avançado’ e ativar a opção “Fiscalidade –> Enviar cód. transporte AT por SMS”.

Deste modo, ao criar documentos nestas séries serão geradas notificações para enviar por SMS o código de transporte fornecido pela AT.

Após as configurações efetuadas, em 3 passos o motorista recebe um SMS com o código AT da guia de transporte comunicada.

1.º passo ➡ Obter o código de transporte AT de forma automática

Nas opções da barra de ferramentas do documento de transporte, pressionar o ícone AT para obter o código de transporte AT. De seguida preencher a data e hora de carga, assim como a matrícula da viatura. Carregar no botão ‘Enviar’.

2.º passo ➡ Escolher o contacto para quem enviar o SMS

No ecrã seguinte tem de selecionar o contacto para onde enviar o SMS com o código AT. Usando o botão ‘…’ ou a tecla ‘+’ acede aos contactos do registo de terceiro referente à própria empresa, isto porque o SMS será enviado para o colaborador da empresa que acompanhará o transporte da mercadoria.

Ou preencher manualmente o campo com o número de telefone para onde será enviado o SMS, caso o contacto não esteja criado ou atualizado na ficha de terceiro.

A obtenção do código de transporte AT é automática, uma vez que a AT responde ao pedido atribuindo um código que fica associado ao documento de transporte.

3.º passo ➡ Geração automática da notificação e envio do código AT por SMS

Outro passo automático. A notificação foi gerada e pode ser consultada na lista de notificações onde está identificado o documento e respetivo número.

No detalhe da notificação pode-se ver quem foi o utilizador que gerou a mensagem e quando o fez, assim como o número de telemóvel para onde foi enviada.

Já o conteúdo do SMS enviado terá a mesma informação da notificação do ARTSOFT. No assunto terá indicado que se trata de um código de transporte e qual o documento a que se refere (série e número de documento) e no corpo de texto da mensagem estará indicado o código de transporte atribuído pela AT que terá de ser apresentado às autoridades competentes, caso seja solicitado.

Por fim, caso esteja instalado, o SMS Notification enviará o SMS para o número de telemóvel atrás indicado.

Visualize o vídeo para saber como enviar o código de transporte AT por SMS:

Oferta: ERP com Gestão Comercial
Até 31/12 – ARTSOFT SMALL BUSINESS

Subscrever newsletter

Receba no seu e-mail tutoriais e novidades do software.

Saiba como tratamos os seus dados. Consulte a nossa Política de privacidade.

VOLTAR AOS TUTORIAIS E DICAS

Consulte também

Mantenha-se a par de novos conteúdos, subscreva no rodapé a newsletter.
Covid-19 icon

Covid-19

A crise que vivemos será ultrapassada com a força de vontade e paciência de todos. Estamos todos juntos na luta contra a COVID-19. Na ARTSOFT faremos todos os possíveis para apoiar os nossos colaboradores, parceiros e clientes.

Saiba mais

Este website não é compatível
com o seu browser atual

Para aceder a artsoft.pt com total compatibilidade
pondere atualizar o seu navegador web para uma versão superior.


Aviso para utilizadores ARTSOFT: Se encontra dificuldades em aceder a esta página web a partir do ARTSOFT siga os seguintes passos.


  1. Certifique-se que tem no seu sistema operativo um browser recente. Se estiver a utilizar o Internet Explorer (IE) da Microsoft, recomendamos a atualização para o EDGE.

  2. Atualize o seu ERP para a versão 21 (lançamento em março de 2021) ou versões posteriores a esta data.

  3. Limpe a cache do browser que tem configurado no seu sistema operativo. Poderá agora consultar artsoft.pt com total compatibilidade.