Facilite o acesso às funcionalidades que mais utiliza!

23 Março 2023

Parametrize botões de acesso rápido das funcionalidades mais usadas

Para agilizar o seu trabalho, o ARTSOFT disponibiliza acessos rápidos, através de botões de acesso aos processos que mais utiliza. Terá a possibilidade de através de um botão ir diretamente para a funcionalidade desejada sem ter que percorrer menus.

A configuração destes Botões será efetuada por cada utilizador.

Se ainda não é utilizador ARTSOFT, informe-se primeiro sobre o nosso software aqui.

O que são botões de acesso rápido?

Imprescindíveis para acelerar o trabalho dos utilizadores no software de gestão ARTSOFT, estes botões são atalhos que pode criar na barra de topo do seu software para aceder mais rápido às funcionalidades que costuma utilizar com mais regularidade.

O que vai conhecer neste tutorial?

Percorra os dois passos do tutorial

Neste passo-a-passo vamos apresentar os principais passos para configurar estes botões no seu software de gestão.

Navegue por:

PEÇA APOIO OU DEMONSTRAÇÃO

Se precisar de mais apoio sobre o assunto consulte o seu parceiro ARTSOFT ou se gostou desta funcionalidade e ainda não é utilizador do nosso software, peça-nos uma demonstração.

Saiba também que

Pode também aceder às funcionalidades que mais atualiza através da Procura Rápida. Saiba mais aqui.

Encontre este e outros tutoriais do ARTSOFT diretamente no software. Ao clicar em F1, dentro do ERP, vai aceder ao Help Online onde pode consultar documentação.

1º passo – Configurar barra de operações

➡ Os ícones da barra de operações são configuráveis por utilizador, de forma a permitir que cada utilizador apenas visualize os ícones que dizem diretamente respeito à sua área de trabalho. Por exemplo, um gestor de recursos humanos não precisa visualizar ícones da gestão comercial ou da contabilidade, assim como um vendedor não precisa visualizar ícones dos recursos humanos ou da contabilidade.

Os ícones são de grande dimensão e têm textos associados, estando disponíveis mais de 30 ícones que podem ser adicionados ou removidos através de ações de drag & drop ou do menu existente no último ícone da barra de ferramentas. Um dos ícones disponíveis é o ‘Mais usado…’.

icone mais usado tutorial01
Acesso à Barra de Operações

O procedimento para adicionar ou remover o ícone ‘Mais usado…’, assim como os restantes botões da barra de operações, é o seguinte:

  • Aceder ao botão ‘Opções das barras de ferramentas -> Adicionar ou remover botões -> Barra de operações’;
  • Marcar os ícones que se pretendem ter visíveis na barra de operações e desmarcar aqueles que são para ocultar. Os ícones vão-se ativando e desativando de imediato, pelo que para concluir as alterações basta clicar numa área da aplicação não abrangida por este ecrã de configuração;
  • Dependendo do tema que esteja em uso, o tamanho dos ícones poderá ser ajustado ao espaço disponível no ecrã para a barra de ferramentas. Nesse caso os últimos ícones reduzem de tamanho;
  • A opção ‘Repor’ (última opção da lista de ícones disponíveis na configuração da barra de operações) exibe uma mensagem de aviso para que o utilizador possa confirmar a reposição da barra de operações. Ao pressionar o botão ‘OK’ os ícones e os textos originais do ARTSOFT voltam a ficar visíveis, substituindo todas as alterações efetuadas até esse momento;
  • Para alterar a posição de um ícone pressionar a tecla ‘Alt’ e arrastar o botão da barra de ferramentas para a posição desejada (pode-se inclusivamente passar um ícone da barra de operações para a barra de navegação HTML e vice-versa).

2º passo – Usar o ícone ‘Mais usado…’

Depois de ativar o ícone ‘Mais usado…’ na barra de ferramentas, o utilizador já pode consultar as opções mais usadas por si e também as que mais recentemente acedeu.

Esta funcionalidade facilita o acesso do utilizador às opções de menu que mais utiliza, podendo dessa forma reduzir os tempos de pesquisa para aceder à opção pretendida.

➡ Clicando no final da Barra de Operações surge a opção de ‘adicionar ou remover botões’, aqui podemos, clicando em cima do nome do botão, selecionar ou retirar o respetivo botão de acesso.

icone mais usado tutorial02

As 5 opções mais usadas ficam listadas no ramo principal do menu e a sua leitura é efetuada de cima para baixo, ou seja, em cima estão as opções mais usadas e em baixo as menos usadas, de entre as mais usadas.

As 10 opções mais recentemente acedidas ficam visíveis no submenu ‘Mais Recentes…’ e a sua leitura é igualmente efetuada de cima para baixo, ou seja, em cima estão as opções mais recentes e em baixo as menos recentes, de entre as mais recentes.

A opção ‘Reiniciar Contadores’, limpa as contagens dos acessos colocando novamente todas as opções em igualdade (a zero).

Para ter acesso a esta funcionalidade basta ter licenciado o ARTSOFT, independentemente dos módulos. No entanto, por omissão, são carregados os ícones de acordo com o licenciamento ARTSOFT, ou seja, funcionalidades não licenciadas ficam desativadas.

Consulte aqui para saber mais sobre o ícone ‘Mais usado…’.

Reduza os tempos de pesquisa para aceder às opções pretendidas, através do ícone ‘Mais usado…’, recorrendo ao Software ARTSOFT v22.0 ou superior.

Para saber mais sobre o software ARTSOFT consulte as formações disponíveis.

Visualize o vídeo para saber como configurar e usar o ícone ‘Mais usado…’:

Subscrever newsletter

Receba no seu e-mail tutoriais e novidades do software.



    Saiba como tratamos os seus dados. Consulte a nossa Política de privacidade.

    VOLTAR AOS TUTORIAIS E DICAS