Software de Gestão: Preço e que Custos deve ter em consideração

08 Agosto 2023

Software de Gestão: Preço e Custos a ter em consideração

Sabe como analisar realmente o preço de um software de Gestão? No vídeo que se segue, a nossa virtual human da ARTSOFT Business Software – assume o papel de guia para uma exploração abrangente e esclarecedora dos custos existentes na aquisição de um ERP.

Junte-se à Sofia nesta jornada e continue a tomar as decisões mais bem fundamentadas e estratégicas na sua procura contínua pela excelência operacional!

Sofia Responde: Que custos deve ter em consideração na escolha de um ERP?

Para sua comodidade, deixamos também a transcrição do vídeo:

Custos Operacionais: O que são?

Uma das principais dificuldades de quem está a um passo de adquirir um software de gestão é conseguir apurar quais são realmente os custos do ERP envolvidos e qual o preço do software de gestão. Se acha que basta comparar os preços, saiba que existem custos do ERP ocultos que podem desvirtuar completamente as propostas que tem em cima da mesa.

São os chamados Custos Operacionais e que podem surgir durante a implementação ou mesmo durante o ciclo de vida do software.

Estes são alguns dos mais conhecidos:

  • Custo de migração de dados, aplicável se a empresa está a adquirir um software para substituir o atual.
  • Custo de hardware, backups, segurança informática, seguros, etc. – apesar de serem custos externos ao ERP, a empresa pode ter necessidade de proteção extra ou mesmo o próprio ERP pode necessitar de equipamento ou servidor que cumpra determinados requisitos.
  • Tempo dos colaboradores – estimativa de dias que estes precisarão gastar na implementação enquanto continuam a desempenhar suas funções regulares.
  • Aprendizagem de novos colaboradores – formações de novos colaboradores que no período de 10 anos poderão ingressar na empresa.
  • Custos ocultos que possam ocorrer ao longo do tempo, por atrasos ou implementações incompletas ou até inconformidades nas parametrizações iniciais.
  • Necessidades futuras – orçamentação de possíveis soluções, parametrizações, adições de postos/utilizadores, desenvolvimento específico ou mesmo as atualizações do próprio software.
  • Custos de reformulação de processos internos que impliquem novas ou alterações nas parametrizações já criadas no ERP.

Porque importa o custo Total de Propriedade na análise do preço do software de gestão?

Como vê qualquer um destes custos do ERP é critico para uma análise clara de qual a melhor proposta a considerar, daí que seja crucial analisar o Custo Total de Propriedade (TCO) e não ficar apenas pela análise do Custo Total da Aquisição (TCA), pois este só apura o valor da compra do software.

Estes são os custos do ERP que deve ter em conta:

  • Os custos de compra: onde deve incluir os custos do ERP iniciais, como as despesas relacionadas com o próprio software e soluções que pretende adquirir.
  • Custos de Implementação: onde deve contabilizar os valores da implementação, ou seja, o valor do serviço a pagar à consultora responsável por parametrizar e implementar o sistema.
  • Custos Operacionais: devem ser calculados tendo em vista o ciclo médio de vida de um ERP, por exemplo 10 anos.

Gostou desta partilha? Se sim, continue a acompanhar-nos subscrevendo os nossos conteúdos.

A nossa Virtual Human Sofia volta muito em breve com um novo tema: “Porque é o ARTSOFT considerado um dos ERP com o mais baixo TCO?”

Até lá, também nos pode fazer uma pergunta sobre software de gestão e teremos todo o gosto em responder por e-mail. E se a sua questão for uma dúvida comum ou frequente, será a Sofia a dar voz à resposta!

Até lá, bons negócios e continue a seguir-nos nas habituais redes sociais, o Facebook, o instagram e no linkedin, onde pode acompanhar novidades exclusivas sobre gestão, negócios e empresas.

Leia agora sobre:
Benefícios de um ERP e como calcular o ROI?

Sofia Responde

Tem dúvidas sobre alguma questão relacionada com software de gestão? Deixe a sua questão, temos todo o gosto em ajudar.



    Aceito receber informações sobre iniciativas e produtos da ARTSOFT.


    Os dados pessoais recolhidos destinam-se ao processamento do seu pedido. Consulte a nossa Política de privacidade.

    Sobre o ARTSOFT: Software de gestão (ERP) completo com mais de 40 soluções de gestão em desktop, na web e app. É implementado por uma rede de parceiros de norte a sul do pais, especializados nas nossas soluções.