Maturidade Empresarial: Em que estágio se encontra a sua empresa?

15 Fevereiro 2024

Maturidade Empresarial do seu Negócio

A maturidade empresarial não é um processo linear; pelo contrário, envolve uma série de estágios que cada empresa enfrenta no seu caminho para o sucesso.

Neste contexto, surge a pergunta: Em que estágio se encontra a sua empresa? Esta questão não apenas incita uma reflexão sobre a jornada percorrida até o momento, mas também direciona o olhar para o futuro e para as estratégias necessárias para alcançar os próximos níveis de excelência empresarial.

Neste artigo, contamos com contribuição da Sofia, a Virtual Human da ARTSOFT, que trará insights valiosos sobre como interpretar e impulsionar a maturidade empresarial de forma eficaz.

No vídeo vai saber sobre:

Sofia Responde: Como descobrir o nível de maturidade da sua empresa?

Para sua comodidade, deixamos também a transcrição do vídeo:

Como descobrir o nível de maturidade empresarial?

O nível de maturidade empresarial pode ser definido como o grau de desenvolvimento das suas práticas e processos, bem como a sua capacidade de se adaptar às mudanças e aproveitar as oportunidades do mercado.

Existem diferentes modelos que classificam as empresas em estágios de maturidade empresarial, mas de forma geral, identificamos quatro principais:

  • Estágio inicial: as empresas são pequenas, com poucos recursos e uma estrutura organizacional simples. Geralmente estão focadas em atender às necessidades imediatas do mercado e não têm uma visão clara dos seus objetivos.

  • Primeiros passos: aqui, as empresas começam a desenvolver as suas práticas, mas ainda estão na fase de aprendizagem. Têm uma estrutura organizacional mais complexa e estão a começar a definir os seus objetivos a longo prazo.

  • Crescimento: este estágio é caraterizado por um processo de expansão e crescimento. As empresas têm uma estrutura organizacional bem definida e estão já a implementar tecnologias de ponta.

  • Maturidade: esta etapa inclui empresas consolidadas no mercado, com uma forte posição competitiva. Constituem uma estrutura organizacional flexível e estão preparadas para enfrentar as mudanças que surgirem.

Como identificar em qual nível de maturidade uma empresa está?

Para identificar em qual nível de maturidade empresarial um negócio está, é preciso avaliar todas as suas práticas e cultura organizacional. Existem diferentes ferramentas e métodos que podem ser usados para essa avaliação:

  • Os questionários são uma forma rápida e fácil de obter uma visão geral do nível de maturidade empresarial. Cobrem temas como: estratégia, planeamento, operações, marketing, vendas e finanças.

  • Também as entrevistas são uma boa opção. Geralmente, são realizadas com líderes e funcionários de diferentes níveis hierárquicos.

  • A avaliação de documentos, como relatórios financeiros, planos de negócios e políticas internas, pode também fornecer informações valiosas sobre o nível de maturidade empresarial.


Como é possível subir de nível?

Para subir de nível, as empresas precisam de se dedicar ao seu próprio desenvolvimento, o que significa investir em formação, educação, tecnologia e infraestrutura.

Aqui estão algumas dicas para ajudar a sua empresa:

  • Defina objetivos claros e mensuráveis para que seja possível acompanhar o progresso e realizar ajustes quando necessário

  • Implemente um processo de melhoria contínua

  • Invista em tecnologia para melhorar sua eficiência, produtividade e competitividade.
  • Crie uma cultura de aprendizagem onde os funcionários sejam incentivados a aprender e crescer.

Gostou desta partilha? Se sim, continue a acompanhar-nos subscrevendo os nossos conteúdos.

A nossa Virtual Human Sofia volta muito em breve com um novo tema: “Quais as diferenças entre gestão de pessoas vs RH?”.

Até lá, também nos pode fazer uma pergunta sobre software de gestão e teremos todo o gosto em responder por e-mail. E se a sua questão for uma dúvida comum ou frequente, será a Sofia a dar voz à resposta!

Até lá, bons negócios e continue a seguir-nos nas habituais redes sociais, o Facebook, o instagram e no linkedin, onde pode acompanhar novidades exclusivas sobre gestão, negócios e empresas.

Quer conhecer mais funcionalidades
do ERP ARTSOFT?

Sofia Responde

Tem dúvidas sobre alguma questão relacionada com software de gestão? Deixe a sua questão, temos todo o gosto em ajudar.



    Aceito receber informações sobre iniciativas e produtos da ARTSOFT.


    Os dados pessoais recolhidos destinam-se ao processamento do seu pedido. Consulte a nossa Política de privacidade.

    Sobre o ARTSOFT: Software de gestão (ERP) completo com mais de 40 soluções de gestão em desktop, na web e app. É implementado por uma rede de parceiros de norte a sul do pais, especializados nas nossas soluções.