Integração ERP: O que é um ERP integrado e quais integrações deve considerar?

11 Setembro 2023

Integração ERP: O que é? E quais deve considerar?

A integração de um ERP a outros dispositivos é essencial no atual mundo empresarial. Com um ERP integrado as empresas ganham maiores níveis de eficiência e otimização dos seus processos internos.

Neste vídeo, a nossa Virtual Human Sofia explora, em detalhes, 5 integrações mais comuns dos ERPs (software de gestão), revelando como essas conexões estratégicas podem impulsionar a eficiência, a colaboração e a tomada de decisões informadas dentro das organizações modernas.

Sofia Responde: O que é uma integração a um ERP? Conheça 5 integrações mais comuns que deve ponderar no seu ERP – Assista agora!

Para sua comodidade, deixamos também a transcrição do vídeo:

O que significa um ERP integrado?

Já imaginou como seria gerir uma empresa onde os colaboradores não comunicam entre si? Ou a própria empresa viver fechada sem comunicar com o exterior?

Pois quando se fala em integração ERP com outros sistemas ou dispositivos estamos a falar precisamente de dar ao seu ERP o poder da comunicação, ou seja, habilitá-lo para que este se conecte e sincronize com outros aplicativos ou fontes de dados com o objetivo de unificar a informação e concentrá-la num só local – o ERP.


Quais os benefícios da integração de um ERP com outros sistemas?

Os benefícios da integração ERP são idênticos à comunicação que diariamente acontece entre os seus colaboradores.

Enquanto a comunicação entre colaboradores permite que toda a sua equipa esteja na mesma página, se ajudem uns aos outros, e enfrentem os desafios em conjunto, um ERP integrado com outros sistemas permite que todos os dados que circulam na sua empresa se mantenham rigorosos, precisos e disponíveis em tempo real, sem necessidade de inserção manual pois as integrações são tipicamente automatizadas.

Desta forma, o seu ERP fica apto a comunicar com outros sistemas acelerando processos, reduzindo erros e retrabalho e acima de tudo, garante que haja um fluxo de dados contínuo e preciso entre as principais tecnologias que a empresa utiliza.


5 integrações que empresas portuguesas devem ponderar

  • Ligação do ERP com uma plataforma de Business Intelligence

Esta é uma integração ERP essencial que qualquer empresa deve considerar.

Ao conectar o ERP com uma plataforma de analítica, vai ter simplificado o acesso aos dados vitais da empresa, com total rigor e detalhe, pois os dados são diretamente extraídos do ERP sem intervenção humana e apresentados de forma gráfica e simplificada em tempo real.

No caso do software de gestão ARTSOFT, o ERP já disponibiliza um conector automático com o Power BI da Microsoft e ainda um conjunto de relatórios que a empresa pode utilizar e adaptar às suas necessidades.

  • Integração ERP com o e-commerce

Integrar o seu ERP com plataformas de comércio eletrônico, como Magento, WooCommerce ou Shopify, é essencial se o seu negócio tem uma vertente de venda online. Com esta integração vai permitir automatizar e sincronizar todo o processo de encomendas, stocks, faturas, preços e informações do cliente. Desta forma rapidamente poderá dar seguimento a encomendas e tratar do processo logístico do envio dos produtos comprados na loja.

No caso do ARTSOFT, os nossos parceiros estão aptos para desenvolver a integração de acordo com a plataforma online que a empresa utiliza através do nosso XML service, que reúne as informações necessária para a integração entre os sistemas.

  • Conexão com plataformas de análises de mercado

Com este tipo de integração ERP vai poder acelerar análises de mercado diretamente no ERP. Análises de crédito, análises de mercado, melhor conhecimento dos concorrentes ou mesmo gestão de riscos de compliance têm sido as principais razões apontadas para se ponderar esta integração.

No caso do ERP ARTSOFT, um exemplo que podemos dar é a integração do ERP com a conhecida Informa D&B, que permite aos utilizadores do ARTSOFT o preenchimento automático de dados de novos clientes ou terceiros ou mesmo a criação de alertas à medida sobre possíveis riscos comerciais de clientes ou fornecedores habituais onde o ERP envia notificações sobre informações financeiras.

  • Sincronização com um sistema de CRM

Para uma visão holística dos clientes e dos potenciais clientes é frequente um ERP integrado a sistemas CRM (saiba aqui o que é um CRM).

Com esta integração ERP vai poder acompanhar histórico de interações, preferências e comportamento de compra, melhorando o atendimento ao cliente e facilitando a criação de estratégias de marketing direcionadas.

No caso do ERP ARTSOFT, esta integração ERP é desenvolvida pelos nossos parceiros através do nosso serviço XML.

  • Ligação com softwares de Fornecedores e parceiros

Com esta integração ERP a um operador E.D.I, vai poder enviar e receber documentos comerciais de forma mais rápida com fornecedores ou clientes e ainda evoluir a sua empresa em direção à desmaterialização de papel.

No caso do ARTSOFT, cumprindo todos os requisitos legais exigidos por lei, poderá integrar o ERP com qualquer operador E.D.I, como seja a Saphety, Generix ou Ilink, em que estes irão sem intervenção humana enviar ou receber os documentos comerciais diretamente do ERP do seu fornecedor ou cliente. Pode saber mais sobre esta solução de transações eletrônicas aqui.

Como viu, são vários as integrações ERP possíveis que podem potenciar ainda mais o poder de um software de gestão. 

Neste vídeo, partilhei apenas algumas integrações entre o ERP e outros sistemas, mas há ainda outras integrações possíveis com hardware ou periféricos, como: balanças, básculas, impressoras, TPAs, gavetas inteligentes ou mesmo dispositivos de registo de ponto.


Gostou desta partilha? Se sim, continue a acompanhar-nos subscrevendo os nossos conteúdos.

A nossa Virtual Human Sofia volta muito em breve com um novo tema: “Técnicas para melhorar a produtividade“.

Até lá, também nos pode fazer uma pergunta sobre software de gestão e teremos todo o gosto em responder por e-mail. E se a sua questão for uma dúvida comum ou frequente, será a Sofia a dar voz à resposta!

Até lá, bons negócios e continue a seguir-nos nas habituais redes sociais, o Facebook, o instagram e no linkedin, onde pode acompanhar novidades exclusivas sobre gestão, negócios e empresas.

Leia agora sobre:
ERP qual a sua importância?

Sofia Responde

Tem dúvidas sobre alguma questão relacionada com software de gestão? Deixe a sua questão, temos todo o gosto em ajudar.



    Aceito receber informações sobre iniciativas e produtos da ARTSOFT.


    Os dados pessoais recolhidos destinam-se ao processamento do seu pedido. Consulte a nossa Política de privacidade.

    Sobre o ARTSOFT: Software de gestão (ERP) completo com mais de 40 soluções de gestão em desktop, na web e app. É implementado por uma rede de parceiros de norte a sul do pais, especializados nas nossas soluções.