Update de ERP: Porquê Atualizar?

19 Julho 2023

Update do ERP: Porque importa atualizar?

Bem-vindos ao universo “Sofia Responde”, onde exploramos o mundo da gestão empresarial.

Hoje, a nossa Virtual Human Sofia revela o segredo que muitos líderes guardam a sete chaves: Update do ERP e a sua importância.

Sofia Responde: Porque deve ter o seu software de gestão sempre atualizado? (veja o vídeo)

Para sua comodidade, deixamos também a transcrição do vídeo:

Update do ERP e a sua Importância

Existem várias razões que justificam fazer update no seu software de gestão, algumas certamente reconhece e que são comuns a todos os ERP:

  • Conformidade com requisitos legais;
  • Acesso a novas funcionalidades;
  • Acesso a otimizações e correções identificadas;
  • Compatibilidade com novas tecnologias;
  • Suporte técnico disponível;

No entanto, e mesmo sendo isto claro e consensual, nem todas as empresas sentem necessidade de atualizar o seu software, muitas vezes por falta de tempo ou investimento ou mesmo o receio de que a atualização envolva alguma perda de informação de dados críticos.

Segundo uma pesquisa da consultora Forrester, 50% das empresas que têm software de gestão estão a utilizar entre duas a quatro versões desatualizadas, o que pode causar riscos colossais que podem passar despercebidos até acontecerem:

  • Abertura a possíveis problemas de segurança;
  • Multas ou atrasos na conformidade com requisitos legais e obrigatórios;
  • Aumento do erro humano em tarefas não automatizadas por não se usufruir de novas funcionalidades;
  • Menor conectividade entre o software e possíveis integrações por falta de compatibilidade;
  • Escalabilidade comprometida, por ausência de novidades no software;
  • Eficiência e produtividade reduzidas, que podem levar à perda de lucro.

Caso ARTSOFT – Update do ERP

No caso do ERP ARTSOFT, tem sido feito um trabalho conjunto com os nossos parceiros para evitar estes riscos, com resultados muito positivos.

Atualmente os clientes ARTSOFT estão bem acima da média do mercado e encontram-se maioritariamente na penúltima ou última versão do software, o que tem feito da nossa política de atualização um exemplo de referência neste tema e principalmente, ajudado os nossos clientes a minimizar os riscos de um software desatualizado.


Estes são alguns dos pontos que têm feito a diferença:

1. Alinhamento com as necessidades dos clientes

As novidades das versões do ARTSOFT são continuamente alinhadas com os insights e sugestões que vamos recolhendo dos nossos clientes. Desta forma as versões apresentam funcionalidades e melhorias que vão ao encontro das necessidades do mercado.

2. Atualizações com questões críticas para as empresas

O software e as novidades fiscais estão continuamente a ser monitorizados. Desta forma disponibilizamos ao longo do ano, atualizações do software que permitem às empresas usufruírem dos mais recentes desenvolvimentos de forma rápida.

3. Documentação, tutoriais, comunicação permanente

Fomentamos os benefícios de se utilizar as funcionalidades das novas versões do ARTSOFT com comunicações quinzenais sobre as novidades desenvolvidas. Desta forma garantimos que os nossos clientes adotem as melhores práticas no seu dia a dia de trabalho.

4. Serviço de atualização e monitorização permanente

E ainda, dispomos de um serviço de atualização, mais conhecido como CAP (contrato de atualização permanente), onde as empresas podem usufruir de todos os benefícios da evolução do software de forma permanente.


Por fim partilho duas recomendações que podem ajudar a sua empresa neste tema:

Confirme se está a usar a versão mais recente

Todos os softwares mostram qual a versão que está a utilizar e se existem mais recentes. No caso do ARTSOFT pode consultar facilmente qual a versão que utiliza. Basta na barra de pesquisa, colocar Acerca do ARTSOFT para ver a sua versão. Depois é só clicar no botão notícias, navegar até utilitários e conhecer qual a versão recomendada.

Como e quando atualizar o software?

É altamente recomendado que o update de um software como um ERP seja efetuada por um parceiro.

No caso do ARTSOFT, este especialista está instruído para seguir as boas práticas e a documentação da versão. Por outro lado, o seu parceiro conhece as parametrizações e a forma com que a sua empresa trabalha no ARTSOFT, garantindo que o update seja bem sucedido e todos os planos de testes críticos sejam efetuados.

Já sobre o melhor momento para solicitar o update do software, este deverá ser decidido pela sua empresa consoante o seu volume de trabalho ou até obrigações fiscais críticas. Definido o momento, a atualização é efetuada primeiramente em modo de teste e só oportunamente na versão final.


Gostou desta partilha? Se sim, continue a acompanhar-nos subscrevendo os nossos conteúdos.

A nossa Virtual Human Sofia volta muito em breve com um novo tema: “Que custos deve ter em consideração quando escolher um ERP?”

Até lá, também nos pode fazer uma pergunta sobre software de gestão e teremos todo o gosto em responder por e-mail. E se a sua questão for uma dúvida comum ou frequente, será a Sofia a dar voz à resposta (veja aqui a apresentação da nossa virtual human)!

Até lá, bons negócios e continue a seguir-nos nas habituais redes sociais, o Facebook, o instagram e no linkedin, onde pode acompanhar novidades exclusivas sobre gestão, negócios e empresas.

Leia agora sobre:
O que precisa saber sobre os contratos de atualização e porquê optar pelo CAP?

Sofia Responde

Tem dúvidas sobre alguma questão relacionada com software de gestão? Deixe a sua questão, temos todo o gosto em ajudar.



    Aceito receber informações sobre iniciativas e produtos da ARTSOFT.


    Os dados pessoais recolhidos destinam-se ao processamento do seu pedido. Consulte a nossa Política de privacidade.

    Sobre o ARTSOFT: Software de gestão (ERP) completo com mais de 40 soluções de gestão em desktop, na web e app. É implementado por uma rede de parceiros de norte a sul do pais, especializados nas nossas soluções.