ERP, qual a sua importância?

04 Julho 2023

ERP importância: Porque é considerado um dos software mais importantes de uma empresa?

Neste Sofia Responde, a nossa virtual human aborda um tema imensamente importante no dia a dia das empresas: A importância de um ERP como o ARTSOFT.

Veja o vídeo: Porque é um ERP considerado um dos software mais importantes de uma empresa?

Para sua comodidade, deixamos também a transcrição do vídeo:

ERP Importância na sua Empresa

Para explicar a sua importância vou exemplificar as suas valências comparando-o com uma auto-estrada, onde vai ver certamente ver algumas semelhanças:

1. Um ERP é sinónimo de Flexibilidade e Escalabilidade

Assim como uma autoestrada que permite a circulação de um grande fluxo de veículos e que reúne várias faixas consoante à velocidade de cada condutor, também um software de gestão permite adaptar-se a cada utilizador e evoluir à velocidade com que a empresa cresce.

É por isso um ERP software como o ARTSOFT que vai permitir flexibilidade e escalabilidade.

2. Um ERP integra todos os departamentos num só software

Por outro lado, tal como uma autoestrada que conecta diferentes cidades e regiões, um ERP (software de gestão) integra os diversos departamentos e processos de uma empresa num único sistema. Desta maneira os dados circulam entre os vários departamentos, evitando os chamados silos e reduzindo a redundância de informação.

3. Software sempre atualizado e suporte personalizado

Destacamos também as atualizações e suporte. Da mesma forma que as autoestradas têm equipas de apoio e manutenção continua para garantir a segurança das viaturas, também os ERP tem a valia de ter um suporte personalizado e atualizações constantes.

Por esta razão a aquisição de um software de gestão garante que as empresas se mantenham a par das tendências tecnológicas e exigências empresariais.

4. Análise e relatórios em tempo real da empresa

Já em especial para os gestores, assim como uma autoestrada fornece aos condutores informações em tempo real sobre o tráfego, condições climáticas e até rotas alternativas, um ERP oferece análise e relatórios em tempo real sobre diversos aspetos do negócio. Desta forma os gestores facilmente podem acompanhar o desempenho, identificar problemas e tomar decisões informadas com base em dados atualizados.

5. Conformidade com a legislação e segurança informática

Por fim, a sua segurança e a conformidade. Tal como as autoestradas são projetadas com medidas de segurança e conformidade com o código da estrada, um ERP é desenvolvido tendo como base as boas práticas de gestão e segurança informática, além de garantir conformidade com a legislação em vigor.

Com isto o ERP ajuda a empresa a cumprir com as suas obrigações legais, ao mesmo tempo que durante a sua implementação são salvaguardadas políticas de prevenção de segurança informática.


Benefícios e Importância de um ERP

Com esta analogia ficou a saber ERP importância a vários níveis.

  • Como contributo essencial para o crescimento;
  • Os seus benefícios como ferramenta de trabalho colaborativa;
  • Como apoia os gestores na tomada de decisão;
  • Quão essencial é na adoção de boas práticas de gestão e ainda;
  • A sua importância no apoio à conformidade legal e segurança informática.

Além disso, fica claro a importância de optar por um software de gestão que vai conduzir a sua empresa na direção certa, preparado para crescer consigo, ao invés de chegar a uma estrada sem saída. E obrigar assim a sua empresa a voltar para trás.

Até porque, como disse Steve Jobs, “a tecnologia move o mundo”. E nós queremos é que a sua empresa vá em direção ao futuro.


Gostou desta partilha sobre ERP importância nas empresas?

ERP importância
ERP importância

Se gostou deste artigo ERP importância nas empresas, continue a acompanhar-nos subscrevendo os nossos conteúdos.

Conheça agora o novo tema que a nossa Virtual Human Sofia traz: Porque deve ter o ARTSOFT sempre atualizado?

Até lá, também nos pode fazer uma pergunta sobre software de gestão e teremos todo o gosto em responder por e-mail. E se a sua questão for uma dúvida comum ou frequente, será a Sofia a dar voz à resposta (veja aqui a apresentação da nossa virtual human)!

Até lá, bons negócios e continue a seguir-nos nas habituais redes sociais, o Facebook, o instagram e no linkedin, onde pode acompanhar novidades exclusivas sobre gestão, negócios e empresas.

Leia agora sobre:
Como calcular o ROI de um ERP? Que vantagens e desvantagens?

Sofia Responde

Tem dúvidas sobre alguma questão relacionada com software de gestão? Deixe a sua questão, temos todo o gosto em ajudar.



    Aceito receber informações sobre iniciativas e produtos da ARTSOFT.


    Os dados pessoais recolhidos destinam-se ao processamento do seu pedido. Consulte a nossa Política de privacidade.

    Sobre o ARTSOFT: Software de gestão (ERP) completo com mais de 40 soluções de gestão em desktop, na web e app. É implementado por uma rede de parceiros de norte a sul do pais, especializados nas nossas soluções.