Depressão pós férias: Como voltar ao ritmo de trabalho e evitar esta síndrome?

28 Agosto 2023

Depressão pós férias

Depressão pós férias, já sentiu na pele o que é?

Neste episódio, convidamos-lhe a encontrar o mindset certo para voltar ao trabalho depois das férias, evitando a depressão pós férias que tanto se fala e que soluções podemos desde já adotar para a combater.

Depressão pós férias: Como voltar ao ritmo de trabalho e evitar esta síndrome? – Podcast 19, temporada 2 – Oiça aqui

Depressão pós férias: O que é?

Certamente que já comentou para si próprio “Precisava de uma semana de férias para descansar das férias!”. Pois é, esse deve ser o pensamento mais comum de quem regressa de férias, afinal as férias trazem serenidade e boas memórias, mas também algum cansaço e mudanças de rotinas e nem sempre é fácil entrar no ritmo habitual de trabalho.

Na verdade, a depressão pós férias chega a afetar 20% da população ativa em Portugal e, não sendo considerada propriamente uma doença mental, é relatada na literatura científica desde 1955 como sendo um estado psicológico temporário que pode ter sintomas como: Alterações de humor, falta de energia e de motivação, taquicardia, dificuldades de concentração, irritabilidade, dores de cabeça, alterações no sono e apetite.

Quando falamos em depressão pós férias, não estamos a falar daquela lentidão das primeiras horas em frente ao computador ou mesmo daquela dificuldade em alinhar-se com as tarefas, mas sim de algo manifestamente mais intenso e que em termos neurológicos se chama de “efeito contraste”, ou seja, uma reação de adaptação do cérebro face à mudança abrupta de rotina, onde este se tenta reajustar e restaurar a ordem depois de experiências opostas: as férias vs o trabalho.


Como combater esta depressão pós férias?

Mas porque sofrem uns mais do que outros e como podemos todos, incluindo as empresas, tentar combater esta depressão pós férias?

Dizem os especialistas que há duas grandes razões que motivam especialmente esta depressão pós férias: o modo de vida de cada um de nós e a perceção que cada um de nós tem do trabalho. Em concreto podemos traduzir isso da seguinte forma: quanto mais negativa for a perceção que temos do trabalho e quanto menos life balance tivermos na nossa vida, mais dificuldades podemos ter no regresso ao trabalho.

Então como podemos evitar ou combater esta depressão pós férias?

Vamos partilhar algumas recomendações em formato de tópico para ser mais fácil memorizar e que podem ser tão úteis a si como à sua empresa no geral para combater esta depressão pós férias. Portanto, partilhe com colegas, em especial para os que ainda vão de férias, pois há algumas dicas de prevenção que devem ser adotadas mesmo antes de ir de férias:

  1. Pondere regressar ao trabalho a meio da semana, desta forma não terá de enfrentar cinco dias seguidos de trabalho e o regresso torna-se progressivo e gradual.
  2. Se tiver oportunidade, volte das férias dois dias mais cedo para poder reajustar o seu ritmo biológico em casa. Nestes dias comece por acordar mais cedo, perto da sua hora normal de trabalho e aproveite para fazer algumas tarefas domésticas.
  3. Na primeira semana de regresso ao trabalho planeie bons momentos com os seus amigos e familiares. O objetivo é manter os dias balanceados com atividades descontraídas.
  4. Alimente-se bem, pratique exercício físico e durma com qualidade. Esta recomendação não é temporária, mas sim essencial para que o seu modo de vida lhe traga energia e motivação para enfrentar o dia a dia.
  5. Faça pequenas alterações ao seu local de trabalho. Idealmente a recomendação é mais benéfica se antes de ir de férias deixar tudo organizado, como por exemplo deixar o seu PC limpo e os arquivos organizados nas pastas certas ou mesmo a sua secretária arrumada.
  6. Se ainda tem formação para fazer, aproveite os primeiros dias para passar umas horas a aprender e a pôr em prática aprendizagens, pois é uma altura onde as férias podem beneficiar a sua criatividade.
  7. Não deixe de partilhar as suas férias e momentos com os seus colegas, esta recomendação é especialmente importante para líderes e chefes de equipa, dê espaço para a partilha de experiências antes de começarem a falar em trabalho. Lembre-se: Somos pessoas, não máquinas.
  8. Peça ao seu chefe ou colegas que lhe enviem um e-mail com as atualizações mais importantes que aconteceram durante o período em que se ausentou. Este e-mail vai facilitar a que o seu primeiro dia se torne logo mais produtivo e eficiente.
  9. Organize o primeiro dia com tarefas que requerem menos atenção, por exemplo responder a e-mails ou retornar telefonemas. Depois deste aquecimento, passe então para as tarefas mais importantes. Ao organizar o dia de forma progressiva evita uma sobrecarga de trabalho logo no primeiro dia.
  10. Trace objetivos. Um dos problemas mais comuns pós-férias é a falta de concentração. Ao definir objetivos concretos haverá sempre uma meta a atingir que vai ajudar a que todos se mantenham motivados.
  11. Faça uma lista de execução das ações, tarefas ou projetos que tem em mãos. Se antes de ir de férias não listou o que tem pendente, faça-o agora. Divida a lista entre: tarefas prioritárias e tarefas por fazer. Foque-se agora na que é prioritária. 
  12. Delegou tarefas durante a sua ausência? Aproveite para se reunir com essas pessoas e pedir o ponto de situação. Vai sentir-se motivado por saber que a sua equipa respondeu à altura dos compromissos.
  13. Verifique o seu calendário de trabalho. Esta é uma recomendação critica que não deve dispensar. Saiba o que tem em mãos nos próximos dias para evitar surpresas inesperadas e se achar necessário, adie tarefas que requerem maior preparação.

A par destas recomendações, partilhamos ainda uma solução que os utilizadores do ERP ARTSOFT têm à disposição para os ajudar a pôr em prática muitas destas sugestões, em especifico a gestão de tarefas.


A solução de agendas permite marcar no ARTSOFT tarefas para si e para os seus colaboradores.

Permite também gerir e marcar indisponibilidades, podendo-se planear de antemão as tarefas a executar sabendo da disponibilidade da sua equipa para as executar, assim como possibilita ter vários templates de tarefas a serem executadas, com estimativas de tempos associadas, de forma a que quando for marcar a tarefa basta associar o recurso mais indicado, a data prevista para a sua execução e a data de término.

Estas tarefas podem ainda ser classificadas por prioridades, podendo os colaboradores gerir melhor as tarefas a executar.  Quantas vezes os colaboradores acabam por fazer as tarefas mais fáceis ou que gostam mais de fazer, em detrimento das mais urgentes?

Com a integração com o Office 365, a solução permite ainda que as tarefas registadas no ARTSOFT sejam sincronizadas para o Outlook, o que vai ajudar a notificar os colaboradores sobre as tarefas a executar e respetivos prazos.

Após a realização das tarefas, a solução admite também que se insiram os registos do tempo real associados à mesma, ficando-se com a noção do tempo que estava planeado e do tempo que demorou a realizar a tarefa.

Estas tarefas podem aparecer numa aba lateral do ARTSOFT, de forma a conseguir visualizar rapidamente as tarefas pendentes, e quando estas são concluídas deixam de aparecer.

Além disso, pode ter uma visualização em formato calendário. Desta forma vai conseguir ver o planeamento entre datas, e ver também quais as tarefas mais urgentes para o caso de ser necessário replanear.

Quanto a análises, existem também uma série de filtros que podem ser usados para analisar as suas tarefas pendentes e terminadas. Pode filtrar por tipo de tarefas, entre datas, por utilizador, entre outras opções.

Por fim, esta solução de agendas autoriza ainda ligação a outras soluções ARTSOFT, como as Assiduidades e os Projetos, possibilitando uma melhor gestão da sua empresa.

Em suma, deixe de fazer a gestão das suas tarefas pelo Outlook. Faça-o pelo ARTSOFT e obtenha mais e melhor informação sobre as mesmas


Mindset do episódio

Como vê, são várias as recomendações que podem ser colocadas em prática com a nossa solução de Agendas. Desde a delegação de tarefas até à organização dos dias, esta solução permite-lhe que organize o seu trabalho notificando-o com o que definiu como prioritário.

Esperamos que estas dicas para o ajudar a regressar ao trabalho tenham sido úteis e que o ajudem a combater a depressão pós férias, até porque uma das recomendações que deixámos de propósito para último é precisamente:

Voltar a pensar em novas férias! Pois é, para que o regresso ao trabalho não custe tanto uma das dicas mais eficazes é começar já a pensar nas novas férias. Com as suas próximas férias já em mente terá algo positivo para se motivar, por isso comece já a pensar na sua nova aventura e enquanto isso, desejamos-lhe bom regresso ao trabalho!

Terminamos mais um episódio do podcast ARTSOFT, mas não sem antes trazermos a nossa já habitual frase inspiradora.

E desta vez trazemos uma frase de Heather Schuck, uma jovem empreendedora americana e influencer, que tem dedicado o seu trabalho a promover a importância de mantermos uma vida equilibrada entre o trabalho e o lado pessoal, onde nos diz que:

“Nunca estaremos totalmente satisfeitos com trabalho se não estivermos satisfeitos com a vida.”

Heather Schuck.


Terminamos então por aqui, mais uma vez obrigada por estar desse lado!

Se gostou deste episódio partilhe com outros colegas e ajude-nos a ajudar as empresas e todos os que nelas trabalham. Partilhe-o com os seus colegas e siga-nos no Spotify, Apple Podcast ou Google podcast.

Como sempre voltamos na última segunda-feira do próximo mês, até lá bons negócios e continue a seguir-nos nas habituais redes sociais, o Facebook, o instagram e no linkedin, onde pode votar no tema do próximo episódio!

Siga-nos no Spotify
distracoes no trabalho

Sobre o ARTSOFT: Software de gestão (ERP) completo com mais de 40 soluções de gestão em desktop, na web e app. É implementado por uma rede de parceiros de norte a sul do pais, especializados nas nossas soluções.

Subscrever newsletter

Receba no seu e-mail podcasts e novidades do software.



    Saiba como tratamos os seus dados. Consulte a nossa Política de privacidade.

    Voltar aos podcasts