Custos ocultos da perfeição: Exemplos e que impacto têm nas empresas?

30 Outubro 2023

Custos ocultos da perfeição

Custos Ocultos da Perfeição: será que estão a afetar negativamente a sua empresa?

Todos nós procuramos a excelência, mas muitas vezes, na procura pela perfeição, ignoramos o impacto que a mesma pode ter no desenrolar do nosso trabalho.

Dos custos inesperados aos atrasos no cumprimento de prazos, são várias as consequências que podem surgir da procura incansável desta nobre vontade de atingirmos a perfeição.

Mas como podemos estar mais atentos a esta realidade e como podemos ter um maior controlo sobre os custos ocultos da perfeição?

É sobre isso que vamos falar neste episódio do podcast ARTSOFT. Fique por aí, faça o play do episódio e disfrute!

O que são os Custos ocultos da Perfeição e como podem as empresas minimizá-los? – Podcast 21, temporada 2 – Oiça aqui

Custos Ocultos da Perfeição: Será que justificam?

Feito é melhor que perfeito. Concorda com esta frase? Provavelmente sim, todos nós concordamos, todos nós a conhecemos e provavelmente todos nós já a dissemos.

Mas quantas vezes a nossa incessante e nobre busca pela perfeição não nos passa uma rasteira e damos por nós a minuciosamente ver e rever e rever um texto, repetir uma tarefa até à exaustão ou despender demasiado tempo a pensar em vez de agir?

Todos nós o fazemos, uns mais que outros, mas faz parte da natureza humana querer alcançar a perfeição e não faz mal (muito pelo contrário), desde que saibamos impor limites.

Na verdade, as empresas até beneficiam desta nossa busca desde que substituamos a perfeição por outra palavra mais alcançável e fazível, a palavra melhor, ou seja, procurarmos a melhoria contínua.

A melhoria dos processos, da tarefa, da função, a melhoria do hoje em função do amanhã tendo como base os dados do ontem.

Isto é, percebermos se o que fazemos e a forma como o fazemos está a impactar positiva ou negativamente o seu próprio trabalho e a empresa. E é aqui que entram os chamados custos ocultos da perfeição.

A este propósito partilhamos alguns exemplos que ilustram bem a importância de não nos focarmos em demasia na perfeição sob pena de prejudicarmos a nossa capacidade de entrega.


Exemplos de Custos Ocultos nas Empresas

Custos ocultos numa empresa de Construção

Imagine uma empresa de construção que por estar constantemente focada na excelência e na qualidade acaba por atrasar sistematicamente a entrega das obras. Não fará sentido esta empresa procurar uma gestão mais equilibrada entre qualidade e capacidade de entrega?

Custos ocultos numa startup

Ou uma start-up que vai lançar um produto novo no mercado e que está a deixar passar oportunidades de negócio porque os empreendedores continuam a aperfeiçoar o produto sem o testarem realmente no mercado?

Custos ocultos numa indústria

Ou ainda uma indústria criativa que procura incessantemente as ações mais disruptivas no mercado ao ponto do investimento atribuído à pesquisa e brainstorming do projeto ser maior que o valor da implementação da própria ação. Será que o cliente vai aceitar este orçamento?


Tipo de Custos Ocultos

Pois são este tipo de custos ocultos que devemos estar atentos e que podem ser agrupados em 5 grupos:

Retrabalho extensivo

Quando a busca pela perfeição leva a revisões intermináveis e modificações constantes, consumindo tempo e recursos valiosos.

Atrasos prolongados

Perseguir a perfeição muitas vezes resulta em incumprimento de prazos, o que pode causar falta de confiança e credibilidade por parte do cliente.

Desgaste da Equipa

A pressão constante para atingir padrões irreais pode levar a um alto nível de stress e insatisfação, resultando num aumento da rotatividade de pessoal e os seus custos associados.

Custos de Manutenção Excessivos

Produtos que por se quererem excessivamente perfeitos podem exigir manutenção constante, afetando negativamente o orçamento.

Perda de oportunidades

O foco exclusivo na perfeição pode impedir a introdução de inovações e abordagens mais ágeis que poderiam ser mais eficazes e económicas.

Perante isto urge às empresas adotarem estratégias e formas de mensuração e minimização deste tipo de custos. Partilhamos agora três recomendações e uma solução que podem desde já ajudar:

Estratégias para mitigar os Custos Ocultos

Defina Metas Realistas: Estabeleça metas alcançáveis e mensuráveis que estejam alinhadas com as necessidades e expectativas do cliente. Evite a procura incansável por perfeição e concentre-se na melhoria contínua.

Sugestão 💡: Pondere ler este artigo: 10 estratégias para redução de custos nas empresas 

Priorize os Recursos: Avalie a importância de cada projeto ou tarefa e aloque recursos de acordo com essa importância. Nem todos os projetos requerem o mesmo nível de perfeição, e a alocação de recursos deve refletir essa realidade.

Recomendação 💡: Se tiver uma indústria pondere assistir a este episódio do podcast ARTSOFTRedução de Custos de Produção 🔊

Cultive uma Cultura de Aprendizagem e Inovação: Encoraje os testes e a aprendizagem com os erros. Incentive os seus colaboradores a encontrar soluções inovadoras e a adaptarem-se rapidamente às mudanças, em vez de perseguir implacavelmente a perfeição.

Pondere um software de Gestão de Projetos como o ARTSOFT: A este propósito convidamos um dos nossos especialistas técnicos a dar-lhe um breve overview da nossa solução e como esta pode fazer a diferença na gestão dos seus projetos.

Software de Gestão de Projetos ARTSOFT


Sabemos, pela nossa experiência, que a perfeição é um ideal nobre que muitas empresas procuram nos seus projetos.

No entanto, esta procura constante pela perfeição pode tornar-se num obstáculo, resultando em custos inesperados e atrasos nos projetos.

Consequências como horas extras de trabalho, retrabalho, desgaste da equipe e atrasos na entrega são alguns dos exemplos que frequentemente ouvimos quando este tipo de custos ocultos existem no desenrolar de projetos e que podem ser minimizados com a solução de Projetos ARTSOFT.

Destacamos algumas funcionalidades que têm feito a diferença:

Análise de custos

A solução de Projetos do ARTSOFT oferece uma análise detalhada dos custos envolvidos nos projetos. Estamos a falar não apenas dos custos diretos, como materiais e mão de obra, mas também custos indiretos, como horas extras e retrabalho. Com esta visão abrangente, as empresas e os gestores podem identificar áreas onde estão a despender recursos excessivos na procura pela perfeição.

Simulação de Projetos

Esta funcionalidade é uma característica absolutamente essencial da solução de Projetos do ARTSOFT. É aqui que os gestores podem avaliar cenários diferentes para cada um dos seus projetos, incluindo a possibilidade de sacrificar um pouco a perfeição em troca de economias significativas. Por meio de simulações, é possível encontrar um equilíbrio entre a qualidade e os custos, garantindo que a perfeição não se torne um fardo financeiro.

Por fim, não posso deixar de destacar outra funcionalidade crítica da nossa solução de Projetos:

Acompanhamento em tempo real e a gestão de desvios

Isto significa que os gestores podem monitorizar a evolução dos seus projetos e tomar medidas corretivas imediatas quando identificam desvios em relação ao planeado. Isto é vital para evitar que custos ocultos se acumulem.

Paralelamente esta solução oferece uma abordagem equilibrada e completa sobre tudo o que está acontecer nos projetos a decorrer. Com recursos de análise de custos, simulações, acompanhamento e gestão de desvios, gráfico de Gantt e gestão de tarefas, a gestão de Projetos ARTSOFT tem sido uma ferramenta poderosa para garantir a qualidade e a eficiência dos projetos de empresas que já utilizam ARTSOFT, sem que a perfeição seja um fardo insustentável e impacte a saúde financeira do negócio.


Mindset do episódio

Como vê, a solução de gestão de Projetos ARTSOFT vai trazer-lhe uma nova realidade na coordenação de projetos.

Com as equipas organizadas, os projetos monitorizados ao detalhe e uma coordenação inter-departamental, vai ser possível um maior rigor no planeamento e na gestão do tempo da sua empresa, podendo assim facilmente monitorizar muitos dos custos ocultos que hoje falámos neste episódio.

Por isso, se quer ter mais controlo sobre os custos, acompanhar em tempo real a evolução dos projetos, e ainda, ter mais suporte à tomada de decisão, fale hoje mesmo connosco e peça uma demonstração à medida dos seus projetos e da sua empresa. 

Por isso, se quer ter mais controlo sobre os custos, acompanhar em tempo real a evolução dos projetos, e ainda, ter mais suporte à tomada de decisão, fale hoje mesmo connosco e peça uma demonstração à medida dos seus projetos e da sua empresa. 

E é com esta recomendação que terminamos mais um episódio do podcast ARTSOFT, mas não sem antes trazermos a nossa já habitual quote inspiradora.

E desta vez trazemos uma frase do famoso Mark Twain, escritor e humorista americano, conhecido pelo seu romance as aventuras de Tom Sawyer e de Huckleberry Finn, para nos relembrar que:

“A melhoria contínua é melhor que a perfeição adiada” Mark Twain


Terminamos então por aqui, mais uma vez obrigada por estar desse lado!

Se gostou deste episódio partilhe com outros colegas e ajude-nos a ajudar as empresas e todos os que nelas trabalham. Partilhe-o com os seus colegas e siga-nos no Spotify, Apple Podcast ou Google podcast.

Como sempre voltamos na última segunda-feira do próximo mês, até lá bons negócios e continue a seguir-nos nas habituais redes sociais, o Facebook, o instagram e no linkedin, onde pode votar no tema do próximo episódio!

Siga-nos no Spotify
custos ocultos exemplos

Sobre o ARTSOFT: Software de gestão (ERP) completo com mais de 40 soluções de gestão em desktop, na web e app. É implementado por uma rede de parceiros de norte a sul do pais, especializados nas nossas soluções.

Subscrever newsletter

Receba no seu e-mail podcasts e novidades do software.



    Saiba como tratamos os seus dados. Consulte a nossa Política de privacidade.

    Voltar aos podcasts