Técnicas de Recrutamento para 2022 – A Referência

24 Janeiro 2022
Técnicas de Recrutamento para 2022 – A Referência

Uma das técnicas de Recrutamento mais inovadora e eficaz é a Referência, porquê?

As técnicas de Recrutamento, ao longo dos anos, têm naturalmente evoluído.

Se há uns bons anos era frequente encontrarmos ofertas de emprego em jornais impressos, hoje a realidade é bastante diferente. Vejam-se os responsáveis de recrutamento das empresas a adotar estratégias criativas no Instagram ou a utilizar o Linkedin como ferramenta de trabalho diária e facilmente se percebe que as principais técnicas de recrutamento passam hoje pelo digital. Mas serão estas as mais eficazes?

Neste artigo entramos pelo mundo do recrutamento para explorar uma das técnicas mais eficazes de contratação e que promete continuar em alta em 2022.

Falamos das referências, isto é, indicarmos alguém nosso conhecido para se candidatar a determinada posição numa empresa, e que se tem mostrado nos últimos anos como a mais eficaz no que respeita à contratação.

Técnicas de Recrutamento - Principais Fontes de recrutamento
Silkroad Research Report Sources of Hire | 2018

Uma simples pesquisa no google e encontramos o consenso que este estudo da consultora tecnológica SilkRoad retrata: A indicação ou referência tem provado ser a principal fonte de contratações das empresas.

Mas estarão as empresas, especialmente as portuguesas, conscientes da sua importância? E que esforço será necessário para que os departamentos de Recursos Humanos consigam sensibilizar a Direção da empresa para a adoção desta técnica?

Vamos ajudar! Reunimos numa infografia especial de RH, um conjunto de dados que podem ser úteis para analisar e detetar oportunidades de recrutamento com a ajuda interna dos colaboradores. Quer saber mais?

Para sua comodidade, navegue rapidamente para assuntos específicos:

Infografia Referências de Colaboradores | Recomendações para começar | Software de Recursos Humanos ARTSOFT


Conheça a infografia que preparámos para responsáveis de Recursos Humanos e Recrutamento

Infografia sobre a importância desta Técnica de Recrutamento para 2022

Antes de mais, queremos ser claros. Desengane-se se acha que esta é uma técnica que acontece espontaneamente. Se quer ter resultados, não dispense a criação de um processo através do qual, os seus colaboradores ou alguém externo à sua empresa, possam referenciar um conhecido para determinada posição.

A título de exemplo, este processo pode ter uma versão mais simples e de oportunidade, por exemplo através de publicações no Linkedin, que sugiram a identificação de alguém que possa ter interesse nos comentários, e uma versão mais sistematizada e avançada onde há efetivamente um programa de referências, trabalhado de forma contínua e interna.

Agora que viu esta infografia, ainda tem dúvidas da adoção desta técnica? Envie por e-mail a um colega ou partilhe no Linkedin a sua opinião. Faz sentido pensar nisto?

Entretanto, conheça algumas recomendações para põr em prática esta técnica.


Está a ponderar aplicar esta técnica? Conheça três recomendações que pode já implementar

👨‍💼 Acabou de contratar um novo colaborador. Por estar altamente motivado e interessado na nova empresa 💼 , este é o “horário nobre” para pedir recomendações a este novo colega. Porque não reservar um tempo no seu calendário para uma conversa descontraída com o novo membro?

🏢 A informalidade também tem lugar nesta técnica. Há empresas que promovem pequenas sessões trimestrais onde os colaboradores podem convidar as suas referências para tirarem dúvidas e conhecerem um pouco mais da empresa. Esta rotina é benéfica não só a curto como a longo prazo, onde as próprias referências 🧲 podem ser os novos prescritores de mais referências para estas sessões de QA.

💼 Como imagina, a maior parte dos colegas não saberá quais as vagas que a empresa tem disponível. Porque não criar uma rotina onde estes terão forma de saber facilmente quais são as funções em aberto e como podem ajudar a empresa?


Já conhece o software de Recursos Humanos?

ARTSOFT RH – Gestão completa de Recursos humanos

Com o software de Recursos Humanos ARTSOFT poderá gerir e processar, de forma fácil e intuitiva, toda a informação referente aos recursos humanos da organização.

Desta forma, o seu departamento estará mais disponível para se concentrar em estratégias de valor acrescentado para a empresa, como a que acabou de ler.

Por outro lado, este software dispõe de um conjunto de workflows que podem ser criados à medida para ajudar os responsáveis de RH não só para implementar um sistema interno de Referências como até para gerir processos globais de recrutamento.

Este software possibilita que cada um dos técnicos de RH tire partido da solução como se esta fosse desenvolvida para cada um individualmente.

Com esta solução pode equacionar adquirir também o Portal do colaborador, para que este tenha acesso à sua informação profissional em qualquer lugar e quando quiser.

E-BOOK (gratuito)
KPIS PARA GESTORES COMERCIAIS

Subscrever newsletter

Receba no seu e-mail notícias e novidades do software.

    Saiba como tratamos os seus dados. Consulte a nossa Política de privacidade.

    VOLTAR AO BLOG E NOTÍCIAS

    Está à procura de Software de Gestão?

    Este Guia do Comprador é para si.

    Download gratuito, inclui 3 checklist!

    Saiba como tratamos os seus dados. Consulte a nossa Política de privacidade.

    Recebido! Em breve, daremos notícias no seu e-mail. Até lá, bons negócios!

    Ocorreu um erro inesperado. Tente novamente.

    ERP ARTSOFT - Software de Gestão para empresas will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.