Gestão de Stocks Automatizada? O que muda na sua empresa

15 Dezembro 2020
Gestão de Stocks Automatizada? O que muda na sua empresa

Gestão de Stocks Automatizada na empresa

Gestão de Stocks e controlo de inventário é uma das necessidades mais evidentes de qualquer empresa, independentemente da sua dimensão.

No entanto, as últimas estatísticas do setor indicam que há ainda 43% das PMEs sem controlo de stock através de um software, continuando a fazê-lo manualmente. Conheça neste artigo algumas recomendações.

Para sua comodidade, também pode navegar rapidamente para assuntos específicos:

Mais oportunidades de negócio | Ineficiências | Eficiências | Como automatizar?

O problema de não conhecer a realidade

O prejuízo em que empresas com uma gestão de stock manual incorrem pode ser entendido a vários níveis, no entanto simplificamos a compreensão se pensar no número de vezes em que na sua empresa verificou que:

O que tinha realmente no armazém era afinal bastante diferente do que achava que tinha


As oportunidades de negócio que não concretizou

Situações recorrentes como a acima referida, além de em última instância serem fator inibitório de vendas (sem artigo a venda não se concretiza), permitem que a sua concorrência ganhe uma oportunidade de negócio sem qualquer esforço.

Por isso (não obstante à necessidade da rastreabilidade para alguns setores ou outras legislações aplicadas como é exemplo a obrigatoriedade de inventário permanente), a existência de um software de gestão de stocks mais do que uma obrigação, é parte fulcral de uma estratégia de crescimento.

Na prática, as mudanças para uma gestão automatizada de stocks são extremas, e como resultado, há por uma maior satisfação do seu cliente até à rentabilização do seu negócio. 


Veja o que muda:

Os erros e ineficiências que deixam de existir nos seus stocks

  • Entregas erradas por parte dos fornecedores, esquecimentos ou “roubos” dos funcionários. A gestão real de stocks garantirá controlo absoluto no seu negócio.
  • Incumprimentos das normas SNC (Sistema de Normalização Contabilística), que podem levar a coimas entre os 1500 a 30 mil euros.
  • Excesso de mercadoria, excesso de custos operacionais. Elimina as perdas de produtos perecíveis ou ocupação do seu armazém com artigos com pouco movimento.
  • Erros no cálculo de custos. Comece a calcular com total precisão o custo real do produto, incluindo o do seu armazenamento, através de apoio tecnológico.
  • Datas de validade ultrapassadas. Ao controlar os seus stocks por lotes poderá controlar melhor os seus movimentos FEFO – First Expire First Out.
  • Desconhecimento em tempo real da quantidade do stock. Que tipo de procura tem os seus produtos? Sazonal? Perpétua? Ou em Blocos? Tenha sempre disponível e com exatidão a quantidade de stocks que a sua empresa tem em armazém, evitando os custos das rupturas de stock.
  • Análise de stocks morosa e complicada. O controlo rigoroso do fluxo de entradas e saídas de stocks permitirá análise on time do seu inventário.

Os ganhos e as eficiências que transformarão a sua empresa

  • Melhores decisões na gestão de stocks. Ao ter disponível uma contagem em tempo real  (veja este exemplo) do que existe em armazém e em loja, garante que a sua empresa faça uma gestão de compras (procurement) muito mais eficiente.

  • Alertas automatizados. Ao criar notificações personalizadas no seu software de gestão de stocks irá receber alertas sobre as quantidades e movimentos dos seus artigos.
  • Melhorias substanciais no serviço de apoio ao cliente. Ao deixar de fazer um controlo manual de stocks (tempo despendido torna-se muito menor) garante que os seus colaboradores se foquem nas encomendas, planeando antecipadamente a velocidade de saída dos stocks.

  • Encomendas mais eficientes e a um valor mais económico. Muitas vezes o valor de um produto varia consoante o seu prazo de entrega. Ao saber on time os seus stocks atuais, conseguirá antever a necessidade de encomendas aos fornecedores com o melhor preço (automatize também este processo com a nossa solução de aprovisionamento).
  • Saiba onde está o produto e acelere as suas operações de logística (picking e packing). Com um software de gestão de stocks, poderá ter o apoio de listagens com os movimentos de separação de artigos e a sua localização.

  • Sistema de rastreabilidade automatizado. Acompanhe todo o processo de rastreio desde que o artigo entra até ao seu movimento de saída. Controle inconformidades, recolhendo os artigos antecipadamente.

  • Faça a gestão da sua logística com total mobilidade. Ao ter uma app que lhe permite fazer a conferência dos seus stocks “in loco”, irá reduzir os tempos de trabalho (30% a 40% do custo de mão-de-obra está por norma associado a esta tarefa), reduzindo assim os tempos de inventariação da sua equipa.

Como podemos ajudar na sua gestão de stocks?

Estando a ARTSOFT no mercado dos software de gestão há 33 anos, são várias as soluções de automatismo de gestão de stocks e controlo de inventário que temos vindo a disponibilizar, nomeadamente: 

A agilidade e otimização que acrescentamos às empresas tornam-se evidentes em todos os processos, como mostramos neste exemplo da Biomiva, uma das grandes produtoras de plantas ornamentais em Portugal, e da Quinta Frio, reconhecida empresa na distribuição de produtos alimentares e congelados.

Conheça os testemunhos:

Quinta Frio – Cliente ARTSOT
Biomiva – Cliente ARTSOT

A acrescer ao número de soluções que dispomos no que respeita à gestão de stocks e às suas várias vertentes, importa ainda destacar a vantagem de ambas as soluções estarem 100% integradas entre si.

Esta integração permite às empresas zero redundância de dados e um controlo a 360º de todos os seus stocks de forma simples e sem os típicos erros de uma gestão manual.


Subscrever newsletter

Receba no seu e-mail notícias e novidades do software.

Saiba como tratamos os seus dados. Consulte a nossa Política de privacidade.

VOLTAR AO BLOG E NOTÍCIAS
Covid-19 icon

Covid-19

A crise que vivemos será ultrapassada com a força de vontade e paciência de todos. Estamos todos juntos na luta contra a COVID-19. Na ARTSOFT faremos todos os possíveis para apoiar os nossos colaboradores, parceiros e clientes.

Saiba mais

Este website não é compatível
com o seu browser atual

Para aceder a artsoft.pt com total compatibilidade
pondere atualizar o seu navegador web para uma versão superior.


Aviso para utilizadores ARTSOFT: Se encontra dificuldades em aceder a esta página web a partir do ARTSOFT siga os seguintes passos.


  1. Certifique-se que tem no seu sistema operativo um browser recente. Se estiver a utilizar o Internet Explorer (IE) da Microsoft, recomendamos a atualização para o EDGE.

  2. Atualize o seu ERP para a versão 21 (lançamento em março de 2021) ou versões posteriores a esta data.

  3. Limpe a cache do browser que tem configurado no seu sistema operativo. Poderá agora consultar artsoft.pt com total compatibilidade.