BPM – Conceito, Implementação e Benefícios

11 Dezembro 2020
BPM – Conceito, Implementação e Benefícios

Porquê Business Process Management?

O BPM (Business Process Management) é uma ferramenta de melhoramento e padronização dos processos, direcionada para a satisfação do cliente e aumento da eficácia e eficiência da empresa no seu todo.

Ao definir os processos da organização de acordo com as regras de BPM, a tomada de decisão pelo gestor fica simplificada pois, tendo todo o processo definido de forma detalhada, são facilmente identificadas as etapas com maior ou menor relevância no bom funcionamento da empresa.

Para sua comodidade, navegue rapidamente para assuntos específicos:

BPM o que ter em conta? | Vantagens BPM

Implementação BPM, o que ter em conta?

  • Considere construir o processo analisando-o sempre de uma forma geral e completa (desde o início ao fim do processo, passando por todos os sub-processos),
  • Definir uma equipa neutra para a criação do workflow (diminuindo o risco de conflito de interesses),
  • Detalhar o mais possível a definição do processo,
  • Adequá-lo à dimensão da empresa e às características dos colaboradores
  • E, por último, avaliar o real valor das alterações planeadas (a alteração de um procedimento deve sempre ter em conta o valor acrescentado para os stakeholders).

Vantagens BPM

  • Redução de custos – agilizando todo o processo, otimiza a utilização dos recursos (ex. diminuição do desperdício na produção, aumento da quantidade produzida, redução do tempo total do processo);
  • Melhoria das análises – com o projeto delineado de forma detalhada, o gestor consegue facilmente identificar problemas e possibilidades de melhoria no processo.
  • Garantias no cumprimento dos regulamentos – ao construir o processo minuciosamente, os colaboradores perdem margem de erro, pois têm as fases bem construídas, limitando o seu poder de decisão ao que se encontra descrito no processo.
  • Maior eficiência – resultante do melhoramento contínuo do processo, o tempo de trabalho útil dos envolvidos é superior.
  • Facilidade de alteração – ao ter o processo todo definido de forma detalhada, torna-se mais simples efetuar qualquer alteração ao mesmo, simplificando o processo de melhoria contínua.

O BPM pode passar apenas pela delineação do processo de forma esquematizada, mas torna-se mais influente nos resultados da empresa quando impulsionado pelas TI (Tecnologias de Informação), aumentando o impacto das suas vantagens. Deste modo é aconselhável a qualquer empresa, independentemente da área de negócio e da sua dimensão, delinear os seus processos seguindo as normas do BPM e, quando possível, aliar as TI ao BPM.

Subscrever newsletter

Receba no seu e-mail notícias e novidades do software.

Saiba como tratamos os seus dados. Consulte a nossa Política de privacidade.

VOLTAR AO BLOG E NOTÍCIAS

Consulte também

Mantenha-se a par de novos conteúdos, subscreva no rodapé a newsletter.