
Porquê Business Process Management?
O BPM (Business Process Management) é uma ferramenta de melhoramento e padronização dos processos, direcionada para a satisfação do cliente e aumento da eficácia e eficiência da empresa no seu todo.
Ao definir os processos da organização de acordo com as regras de BPM, a tomada de decisão pelo gestor fica simplificada pois, tendo todo o processo definido de forma detalhada, são facilmente identificadas as etapas com maior ou menor relevância no bom funcionamento da empresa.
Para sua comodidade, navegue rapidamente para assuntos específicos:
BPM o que ter em conta? | Vantagens BPM
Implementação BPM, o que ter em conta?
- Considere construir o processo analisando-o sempre de uma forma geral e completa (desde o início ao fim do processo, passando por todos os sub-processos),
- Definir uma equipa neutra para a criação do workflow (diminuindo o risco de conflito de interesses),
- Detalhar o mais possível a definição do processo,
- Adequá-lo à dimensão da empresa e às características dos colaboradores
- E, por último, avaliar o real valor das alterações planeadas (a alteração de um procedimento deve sempre ter em conta o valor acrescentado para os stakeholders).
Vantagens BPM
- Redução de custos – agilizando todo o processo, otimiza a utilização dos recursos (ex. diminuição do desperdício na produção, aumento da quantidade produzida, redução do tempo total do processo);
- Melhoria das análises – com o projeto delineado de forma detalhada, o gestor consegue facilmente identificar problemas e possibilidades de melhoria no processo.
- Garantias no cumprimento dos regulamentos – ao construir o processo minuciosamente, os colaboradores perdem margem de erro, pois têm as fases bem construídas, limitando o seu poder de decisão ao que se encontra descrito no processo.
- Maior eficiência – resultante do melhoramento contínuo do processo, o tempo de trabalho útil dos envolvidos é superior.
- Facilidade de alteração – ao ter o processo todo definido de forma detalhada, torna-se mais simples efetuar qualquer alteração ao mesmo, simplificando o processo de melhoria contínua.
O BPM pode passar apenas pela delineação do processo de forma esquematizada, mas torna-se mais influente nos resultados da empresa quando impulsionado pelas TI (Tecnologias de Informação), aumentando o impacto das suas vantagens. Deste modo é aconselhável a qualquer empresa, independentemente da área de negócio e da sua dimensão, delinear os seus processos seguindo as normas do BPM e, quando possível, aliar as TI ao BPM.
Conheça aqui a solução de BPM do ERP ARTSOFT.
