Fundos europeus (2021) para apoio à inovação tecnológica nas empresas em Portugal

04 Agosto 2021
Fundos europeus (2021) para apoio à inovação tecnológica nas empresas em Portugal

Fundos europeus como oportunidade para a Transformação digital- será agora que a sua empresa dará o salto?

Os fundos europeus de 2021 começaram a chegar a Portugal e já há candidaturas abertas.

A título de exemplo, a primeira tranche de 2,2 mil milhões de euros do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência) já foi disponibilizado de pré-financiamento a Portugal, equivalendo a 13% da componente subvenções e empréstimos da dotação financeira a conceder ao nosso país. Apesar de ser, para já, uma transferência simbólica, é o início do apoio da apelidada “bazuca” europeia.

E para a sua empresa, serão os atuais apoios comunitários o que precisa para dar o salto? Será agora, finalmente, o momento de dizer sim à aquisição de um software de gestão ou de mais soluções para integrar ao seu atual ERP?

Neste artigo iremos apoiar os empresários com informação sobre os atuais fundos europeus de 2021 com um objetivo: despertar a sua empresa para a transformação digital que não pode mais adiar. Por dois motivos:

  • 1) oportunidades como estas não acontecem todos os dias;
  • 2) o mundo empresarial já não é, nem o mesmo que conheceu quando abriu a sua empresa, nem igual ao que viveu antes do COVID-19, pelo que, relembrando Lavoisier, para nada se perder, transforme-se.

Para sua comodidade, navegue rapidamente para assuntos específicos:

Atuais Fundos Europeus | O que dizem CEOs e empresários sobre os desafios atuais | O que é um ERP? (artigo) | Comprar ERP em 2021, porquê? (artigo)


Fundos Europeus disponíveis para a sua empresa (em atualização permanente)

Conheça os vários fundos europeus que poderão apoiar financeiramente a sua empresa na transformação digital. Para maior detalhe consulte os links no final de cada apoio.

Mais informamos que a informação aqui presente não dispensa consulta a consultores especializados em candidaturas a fundos europeus e à legislação aplicada.


SI Inovação Produtiva em 2021

Taxa de incentivo de 45% para micro e pequenas empresas, 35% para médias empresas e 15% para grandes empresas. Pode ainda ir até 75% com majorações. São elegíveis os seguintes custos:

  • Software standard ou customizado;
  • Equipamentos informáticos e software;
  • Transferência de tecnologia através da aquisição de direitos de patentes;
  • Diagnósticos, auditorias, planos de marketing, projetos de arquitetura e de engenharia;
  • Máquinas e equipamentos;
  • Serviços de engenharia relacionados com a implementação do projeto;
  • Entre outros.

Para empresas existentes, há uma exigência de autonomia financeira mínima de 15% na IES de 2019. Para empresas recém-constituídas, há uma exigência de 25% de capitais próprios. Apoio disponível para projetos entre 75.000€ e 25.000.000€.

Candidaturas abertas até 20 de setembro de 2021.

Consulte aqui mais informações sobre este financiamento a projetos de inovação empresarial.


Linha de Qualificação de Oferta 2021

Financia projetos até 80% do montante total. Este apoio é dedicado às empresas do Turismo e resulta de uma parceria do turismo de Portugal com o sistema bancário para projetos de investimento como: criação de empreendimentos turísticos inovadores, na requalificação de empreendimentos turísticos, bem como no desenvolvimento de projetos na área da animação turística e da restauração. São elegíveis custos:

Para os projetos acima mencionados, podem ser elegíveis as despesas com investimento corpóreo ou incorpóreos (por exemplo software), desde que façam parte integrante do projeto e que concorram para alcançar os seus objetivos, acrescido de até 10% para fundo de maneio.

Para a candidatura há uma exigência de 20% do valor do investimento ser financiado por capitais próprios (dinheiro dos sócios).

Candidaturas abertas até 31 de dezembro de 2021.

Consulte aqui mais informações sobre este apoio.


Sistema de Incentivos às Empresas em 2021 – Regime Contratual de Investimento – Tipologia de Investimento Inovação Empresarial

Incentivo não reembolsável (a fundo perdido) pode ir até aos 75%. É dedicado a projetos no âmbito da inovação empresarial e empreendedorismo qualificado e criativo. São suscetíveis de apoio, os projetos relacionados com:

  • Criação de um novo estabelecimento;
  • Aumento da capacidade de um estabelecimento já existente, devendo esse aumento corresponder no mínimo a 20% da capacidade instalada em relação ao ano pré projeto;
    Diversificação da produção de um estabelecimento para produtos não produzidos anteriormente no estabelecimento;
  • Alteração fundamental do processo global de produção de um estabelecimento existente (onde poderá incluir software);

Candidaturas abertas até 30 de setembro de 2021.

Para conhecer mais informações sobre este incentivo à Inovação Empresarial clique aqui.


Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)

O Plano de Recuperação e Resiliência surgiu na sequência dos graves impactos provocados pelo vírus SARS-CoV-2 e foi criado pelo Conselho Europeu, através de um instrumento temporário de recuperação conhecido como o Next Generation EU.

Em Portugal, o seu período de execução vai até 2026 e pretende implementar um conjunto de reformas e de investimentos para acelerar o crescimento económico do país e suas empresas.

Segundo o Governo, irão ser disponibilizados para Portugal cerca de 13,9 mil milhões em subsídios a fundo perdido e 2,7 mil milhões em empréstimos. Em agosto de 2021 o país recebeu já a primeira tranche, como referimos no início do artigo.

Neste sentido o Governo já publicou a lei que cria o Fundo de Capitalização e Resiliência, que arranca com 320 milhões de euros mas pode chegar a 1,3 mil milhões com verbas do PRR. Este fundo é detido pela IAPMEI (Agência para a Competitividade e Inovação) e gerido pelo Banco Português de Fomento e em breve saber-se-á os termos de elegibilidade das candidaturas, através de despacho ainda a ser publicado.

[artigo em constante atualização, se quer ficar a par de novidades subscreva a nossa newsletter)

🔝 voltar ao topo


O que dizem CEOs e empresários sobre os desafios atuais

Segundo o recente estudo da PwC, Global Digital Trust Insights 2021, o mundo empresarial mudou a um ritmo muito intensificado.

40% dos gestores dizem ter aumentando o ritmo de digitalização nas empresas, adotando estratégias que antes não imaginavam. Em concreto, o relatório diz que 21% estão a alterar os seus modelos de negócio e a redefinir o seu funcionamento e 18% encontram-se a explorar novos mercados.

🚀Isto tudo, com três grandes prioridades: 29% diz ter como objetivos: fazer mais coisas com mais rapidez e com mais eficiência, 31% modernizar os processos com que as coisas acontecem, e 35% estão a acelerar as automatizações como forma de redução de custos.

🙋‍♂️E como? Rodeando-se de talento e conhecimento de expert, consultores e profissionais com elevadas competências digitais. Segundo o estudo, os gestores estão cada vez mais à procura de talento com fortes competências digitais, de negócio e sociais.


E o que têm estes desafios a ver com os fundos europeus? Tudo.

Os desafios aqui apresentados são reveladores do caminho que as empresas como a sua, estão a traçar, de uma vez por todas, em direção à era do digital e da automatização. Por outro lado, a existência (diversificada e intensa) destes fundos europeus, em prol da inovação, são a ameaça ou a oportunidade (dependendo da sua resposta) de que se não for a sua empresa a apanhar o barco, será certamente um concorrente seu.

Por tudo isto pondere a transformação digital dos seus processos de gestão, munindo-se do apoio tecnológico de um ERP, este que é, provavelmente, o software mais importante para uma empresa.

Contacte-nos para receber uma demonstração e proposta. E lembre-se, ao adquirir o software pode contar sempre com um parceiro especializado em gestão, tecnologia e segurança informática para o ajudar.


Conheça o ERP ARTSOFT e as mais de 40 soluções que poderá integrar num só software.

Com o benefício: A aquisição das soluções pode ser feita ao longo do tempo, à medida das necessidades da empresa. Desta forma o ERP será tão escalável quanto a sua empresa.

🔝 voltar ao topo

Quer conhecer melhor as soluções apresentadas?

Conheça a Oferta completa do ARTSOFT ou os vídeos de algumas funcionalidades do ERP.

Subscrever newsletter

Receba no seu e-mail notícias e novidades do software.

Saiba como tratamos os seus dados. Consulte a nossa Política de privacidade.

VOLTAR AO BLOG E NOTÍCIAS
Covid-19 icon

Covid-19

A crise que vivemos será ultrapassada com a força de vontade e paciência de todos. Estamos todos juntos na luta contra a COVID-19. Na ARTSOFT faremos todos os possíveis para apoiar os nossos colaboradores, parceiros e clientes.

Saiba mais

Este website não é compatível
com o seu browser atual

Para aceder a artsoft.pt com total compatibilidade
pondere atualizar o seu navegador web para uma versão superior.


Aviso para utilizadores ARTSOFT: Se encontra dificuldades em aceder a esta página web a partir do ARTSOFT siga os seguintes passos.


  1. Certifique-se que tem no seu sistema operativo um browser recente. Se estiver a utilizar o Internet Explorer (IE) da Microsoft, recomendamos a atualização para o EDGE.

  2. Atualize o seu ERP para a versão 21 (lançamento em março de 2021) ou versões posteriores a esta data.

  3. Limpe a cache do browser que tem configurado no seu sistema operativo. Poderá agora consultar artsoft.pt com total compatibilidade.