ERP, cloud e teletrabalho, é seguro? E sabe o que fazer?

20 Janeiro 2021
ERP, cloud e teletrabalho, é seguro? E sabe o que fazer?

ERP, cloud e teletrabalho, três temas bem atuais para qualquer empresa

ERP, cloud e teletrabalho, são os temas do momento e que têm agora mais importância nas empresas fruto das mudanças laborais obrigatórias. Neste artigo falamos de como estes termos se resumem à um só conceito: mobilidade (e às oportunidades que dela surgem) e à utilização do seu software de gestão em casa ou em qualquer outro lugar onde precise de aceder ao seu negócio.

Para sua comodidade, também pode navegar rapidamente para assuntos específicos:

Soluções ágeis em teletrabalho | Ferramentas de segurança

Quanto maior é a mobilidade, maior poderá ser a insegurança

A importância de transformar a sua organização para um ambiente de maior mobilidade é proporcional à adopção de medidas de segurança que garantam que essa transformação não seja sinónimo de riscos acrescidos.

Porquê? Efetivamente ninguém está 100% seguro na Internet. Por sabermos isso, e por sabermos que os “cibercriminosos” estão cada vez mais atentos a esta mobilidade empresarial, acresce agora o facto de também estes saberem que muitas das empresas que estão agora a utilizar um ERP em cloud no teletrabalho, fazem-no a título excecional e temporário, portanto sem preparação e cuidados de maior.

Neste sentido, a possibilidade de ataques, esquemas, fraudes e malwares é agora maior, sendo por isso essencial, que as empresas tenham como prioridade a inserção de novas ferramentas, políticas e mecanismos de segurança. Até porque, e já há estudos neste sentido, é sensato que as empresas se preparem para encarar esta crise como algo que poderá vir a ser a grande nova tendência, mesmo após o COVID-19.


A realidade atual numa perspetiva positiva

A verdade é que a mudança dos comportamentos e dos estilos de vida, têm-nos obrigado à criação de novas rotinas e que, por serem um verdadeiro e inimaginável desafio, têm despertado nos indivíduos maior criatividade, engenho e empenho. Em suma: o ERP, Cloud e teletrabalho são agora três premissas bem presentes no dia a dia das empresas. O resultado? As empresas têm agora revelados relatos de maior agilidade, rapidez e de comportamentos mais responsivos, já os seus colaboradores, têm dado sinais de maior dedicação ao seu compromisso empresarial.

Conheça também
Nova versão ARTSOFT

As soluções que permitem agilidade no teletrabalho

Importa por isso ter uma visão macro e empreender um conjunto de mecanismos que se tornarão essenciais, provavelmente daqui para a frente. Partilhamos consigo algumas das ferramentas que poderão ser pertinentes, de segurança e agilidade, especialmente para quem está com um software de gestão em casa.

• VPNs – Opte por uma rede virtual segura e com provas dadas no mercado. Com esta solução, está a proteger-se de hackers e acessos não autorizados.

• Soluções Cloud Servers – Poderá também optar por alojar o software, bem como outras ferramentas e documentos da sua empresa, em cloud. No caso de ponderar colocar o software em Cloud, certifique-se que está a adquirir uma solução fiável de cloud server, como a AR TELECOM.

• Política de segurança – Crie um dossier com regras de segurança que poderão fazer sentido na sua empresa e partilhe-a entre todos os colaboradores.

• Firewalls – Mantenha a segurança da sua rede, para que o seu computador ative o bloqueio de tráfego exterior (proveniente da Internet).

• Encriptação de discos – Proteja a sua informação confidencial contra acesso não autorizados.

• Antivírus – Ative um antivírus que lhe dê as ferramentas de proteção que precisa.

• HTTPS – Proteja o seu site com um certificado de segurança SSL legítimo.

• 2FA – Sempre que possível, privilegie a autenticação de dois fatores.

• Sistema de gestão de vulnerabilidade – Pondere adquirir um serviço externo que permita que uma equipa especializada faça a monitorização da sua rede, filtros de conteúdos web, antivírus, gestão de actualizações, backups, etc.

• Sistema de comunicação real time – Coloque a sua equipa num aplicativo onde possam comunicar sem interferência, para uma melhor gestão do trabalho.


As ferramentas que valem a segurança do seu negócio

Já no que respeita ao seu ERP e teletrabalho, e após garantir que o seu PC está seguro, deixamos também algumas recomendações que garantirão a segurança necessária para que o seu negócio continue a ser gerido em conformidade.

• Remoção de administradores – Veja quem tem privilégios de administrador do seu software e reduza o número ao mínimo possível.

• Equipa de suporte – Se tiver oportunidade, crie uma equipa de apoio que possa dar suporte à sua empresa a propósito do software de gestão.

• Backups – Programe backups regulares e automatizados. Duas horas de trabalho perdidas podem ser mais importantes do que pode pensar.

• Software de gestão robusto – Certifique-se que o seu software é desenvolvido com uma tecnologia robusta e segura.

• Base de dados segura – Garanta que o seu ERP corre sobre uma base de dados robusta e com elevada performance, como a ACTIAN PSQL‌ v13.

• Regras de utilização do ERP – Pondere a criação de um dossier com regras de utilização do software e disponibilize-o para todos os utilizadores.

Mais informamos que poderá solicitar aos parceiros ARTSOFT este apoio necessário à sua empresa, capacitando-a de ferramentas e mecanismos de segurança importantes para garantir que o seu negócio se mantenha seguro. Peça-nos informações, reencaminharemos para o parceiro mais próximo.

Subscrever newsletter

Receba no seu e-mail notícias e novidades do software.

Saiba como tratamos os seus dados. Consulte a nossa Política de privacidade.

VOLTAR AO BLOG E NOTÍCIAS
Covid-19 icon

Covid-19

A crise que vivemos será ultrapassada com a força de vontade e paciência de todos. Estamos todos juntos na luta contra a COVID-19. Na ARTSOFT faremos todos os possíveis para apoiar os nossos colaboradores, parceiros e clientes.

Saiba mais

Este website não é compatível
com o seu browser atual

Para aceder a artsoft.pt com total compatibilidade
pondere atualizar o seu navegador web para uma versão superior.


Aviso para utilizadores ARTSOFT: Se encontra dificuldades em aceder a esta página web a partir do ARTSOFT siga os seguintes passos.


  1. Certifique-se que tem no seu sistema operativo um browser recente. Se estiver a utilizar o Internet Explorer (IE) da Microsoft, recomendamos a atualização para o EDGE.

  2. Atualize o seu ERP para a versão 21 (lançamento em março de 2021) ou versões posteriores a esta data.

  3. Limpe a cache do browser que tem configurado no seu sistema operativo. Poderá agora consultar artsoft.pt com total compatibilidade.