ERP, cloud e teletrabalho, é seguro? E sabe o que fazer?

20 Janeiro 2021
ERP, cloud e teletrabalho, é seguro? E sabe o que fazer?

ERP, cloud e teletrabalho, três temas bem atuais para qualquer empresa

ERP, cloud e teletrabalho, são os temas do momento e que têm agora mais importância nas empresas fruto das mudanças laborais obrigatórias. Neste artigo falamos de como estes termos se resumem à um só conceito: mobilidade (e às oportunidades que dela surgem) e à utilização do seu software de gestão em casa ou em qualquer outro lugar onde precise de aceder ao seu negócio.

Para sua comodidade, também pode navegar rapidamente para assuntos específicos:

Soluções ágeis em teletrabalho | Ferramentas de segurança

Quanto maior é a mobilidade, maior poderá ser a insegurança

A importância de transformar a sua organização para um ambiente de maior mobilidade é proporcional à adopção de medidas de segurança que garantam que essa transformação não seja sinónimo de riscos acrescidos.

Porquê? Efetivamente ninguém está 100% seguro na Internet. Por sabermos isso, e por sabermos que os “cibercriminosos” estão cada vez mais atentos a esta mobilidade empresarial, acresce agora o facto de também estes saberem que muitas das empresas que estão agora a utilizar um ERP em cloud no teletrabalho, fazem-no a título excecional e temporário, portanto sem preparação e cuidados de maior.

Neste sentido, a possibilidade de ataques, esquemas, fraudes e malwares é agora maior, sendo por isso essencial, que as empresas tenham como prioridade a inserção de novas ferramentas, políticas e mecanismos de segurança. Até porque, e já há estudos neste sentido, é sensato que as empresas se preparem para encarar esta crise como algo que poderá vir a ser a grande nova tendência, mesmo após o COVID-19.


A realidade atual numa perspetiva positiva

A verdade é que a mudança dos comportamentos e dos estilos de vida, têm-nos obrigado à criação de novas rotinas e que, por serem um verdadeiro e inimaginável desafio, têm despertado nos indivíduos maior criatividade, engenho e empenho. Em suma: o ERP, Cloud e teletrabalho são agora três premissas bem presentes no dia a dia das empresas. O resultado? As empresas têm agora revelados relatos de maior agilidade, rapidez e de comportamentos mais responsivos, já os seus colaboradores, têm dado sinais de maior dedicação ao seu compromisso empresarial.

Conheça a nova versão do ERP

As soluções que permitem agilidade no teletrabalho

Importa por isso ter uma visão macro e empreender um conjunto de mecanismos que se tornarão essenciais, provavelmente daqui para a frente. Partilhamos consigo algumas das ferramentas que poderão ser pertinentes, de segurança e agilidade, especialmente para quem está com um software de gestão em casa.

• VPNs – Opte por uma rede virtual segura e com provas dadas no mercado. Com esta solução, está a proteger-se de hackers e acessos não autorizados.

• Soluções Cloud Servers – Poderá também optar por alojar o software, bem como outras ferramentas e documentos da sua empresa, em cloud. No caso de ponderar colocar o software em Cloud, certifique-se que está a adquirir uma solução fiável de cloud server, como a AR TELECOM.

• Política de segurança – Crie um dossier com regras de segurança que poderão fazer sentido na sua empresa e partilhe-a entre todos os colaboradores.

• Firewalls – Mantenha a segurança da sua rede, para que o seu computador ative o bloqueio de tráfego exterior (proveniente da Internet).

• Encriptação de discos – Proteja a sua informação confidencial contra acesso não autorizados.

• Antivírus – Ative um antivírus que lhe dê as ferramentas de proteção que precisa.

• HTTPS – Proteja o seu site com um certificado de segurança SSL legítimo.

• 2FA – Sempre que possível, privilegie a autenticação de dois fatores.

• Sistema de gestão de vulnerabilidade – Pondere adquirir um serviço externo que permita que uma equipa especializada faça a monitorização da sua rede, filtros de conteúdos web, antivírus, gestão de actualizações, backups, etc.

• Sistema de comunicação real time – Coloque a sua equipa num aplicativo onde possam comunicar sem interferência, para uma melhor gestão do trabalho.


As ferramentas que valem a segurança do seu negócio

Já no que respeita ao seu ERP e teletrabalho, e após garantir que o seu PC está seguro, deixamos também algumas recomendações que garantirão a segurança necessária para que o seu negócio continue a ser gerido em conformidade.

• Remoção de administradores – Veja quem tem privilégios de administrador do seu software e reduza o número ao mínimo possível.

• Equipa de suporte – Se tiver oportunidade, crie uma equipa de apoio que possa dar suporte à sua empresa a propósito do software de gestão.

• Backups – Programe backups regulares e automatizados. Duas horas de trabalho perdidas podem ser mais importantes do que pode pensar.

• Software de gestão robusto – Certifique-se que o seu software é desenvolvido com uma tecnologia robusta e segura.

• Base de dados segura – Garanta que o seu ERP corre sobre uma base de dados robusta e com elevada performance, como a ACTIAN PSQL‌ v13.

• Regras de utilização do ERP – Pondere a criação de um dossier com regras de utilização do software e disponibilize-o para todos os utilizadores.

Mais informamos que poderá solicitar aos parceiros ARTSOFT este apoio necessário à sua empresa, capacitando-a de ferramentas e mecanismos de segurança importantes para garantir que o seu negócio se mantenha seguro. Peça-nos informações, reencaminharemos para o parceiro mais próximo.

Subscrever newsletter

Receba no seu e-mail notícias e novidades do software.

Saiba como tratamos os seus dados. Consulte a nossa Política de privacidade.

VOLTAR AO BLOG E NOTÍCIAS