O que é a assinatura digital de uma fatura e como verificar se é válida?

10 Dezembro 2020
O que é a assinatura digital de uma fatura e como verificar se é válida?

Assinatura digital de uma fatura, o que precisa saber?

Uma fatura torna-se eletrónica a partir do momento em que tem incorporada uma assinatura digital. Ao utilizar faturas eletrónicas está a investir na segurança, eficiência e desmaterialização da sua empresa. 

Para sua comodidade, respondemos a algumas perguntas frequentes sobre Assinatura Digital e Faturas ou navegue rapidamente para assuntos específicos:

Faturas por e-mail | Verificar faturas

O que é a assinatura digital de uma fatura?

Uma assinatura digital é uma identificação exclusiva e intransmissível, gerada a computador e altamente encriptada e que serve para as empresas assinarem faturas ou outros documentos, tornando-os autênticos ao nível da origem e íntegros ao nível do conteúdo.


Ao ter a assinatura digital, pode enviar a fatura por mail?

Sim, se quer enviar faturas por via eletrónica, precisa de obter obrigatoriamente um certificado digital qualificado que incluí em exclusivo uma assinatura e chave encriptada. Em Portugal há várias Entidades Certificadoras Credenciadas onde o pode adquirir.

Esse Certificado Digital irá garantir o reconhecimento automático e legal da assinatura digital da sua empresa em Portugal e em toda a Comunidade Europeia e é apropriado para documentos onde a prova de identidade e o reconhecimento legal sejam essenciais, como é o caso das faturas. 

No software de gestão ARTSOFT apenas precisa de o instalar uma vez para que os documentos tenham a assinatura digital incorporada. Após esta integração passa a poder enviar as faturas eletrónicas.

Recomendamos também que solicite a autorização ao seu cliente sobre a receção desses documentos via e-mail. Para o efeito basta ter uma declaração assinada que salvaguarde a sua empresa. Partilhamos como sugestão:

“(…) Tomei conhecimento que as faturas deixarão de ser enviadas em formato papel, para o e-mail que acima indiquei, bem como das exigências do Código do IVA, Artigo 52 nº 1 e nº 4 e Artigo 78.º nº5.  Tomei conhecimento de que sou responsável pela manutenção do email registado para receção de Fatura Eletrónica ou, caso entenda alterar o e-mail, seja enviado comunicação com o novo e-mail. (….) “


E o seu cliente, como verifica a assinatura digital?

Para verificar se um documento, nomeadamente uma fatura, contém assinatura digital , e quem o assinou, o seu cliente deve aceder ao painel de assinaturas digitais do leitor de documentos .PDF do Acrobat Reader (versão DC).

No painel deve constar, entre outras, as seguintes informações: A assinatura digital é válida; O certificado associado à assinatura digital é atual (não expirou). A entidade do assinante é válida. O documento não foi modificado desde que esta assinatura foi aplicada.

Para garantir acesso permanente ao painel aceda ao menu Visualizar, Mostrar/ocultar, Painéis de navegação, Assinaturas e, ligar a “marca” visto.

leitor de assinaturas digitais

Por fim, relembramos que a validade legal destes documentos com efeito fiscal está pendente de assinatura, que quando omissa, põe em causa a eventual dedução de IVA que a empresa tem direito. Consulte o Decreto-Lei 28/2019 de 15 de fevereiro e a Portaria 144/2019 de 15 de maio para mais informações. 

Subscrever newsletter

Receba no seu e-mail notícias e novidades do software.

Saiba como tratamos os seus dados. Consulte a nossa Política de privacidade.

VOLTAR AO BLOG E NOTÍCIAS
Covid-19 icon

Covid-19

A crise que vivemos será ultrapassada com a força de vontade e paciência de todos. Estamos todos juntos na luta contra a COVID-19. Na ARTSOFT faremos todos os possíveis para apoiar os nossos colaboradores, parceiros e clientes.

Saiba mais

Este website não é compatível
com o seu browser atual

Para aceder a artsoft.pt com total compatibilidade
pondere atualizar o seu navegador web para uma versão superior.


Aviso para utilizadores ARTSOFT: Se encontra dificuldades em aceder a esta página web a partir do ARTSOFT siga os seguintes passos.


  1. Certifique-se que tem no seu sistema operativo um browser recente. Se estiver a utilizar o Internet Explorer (IE) da Microsoft, recomendamos a atualização para o EDGE.

  2. Atualize o seu ERP para a versão 21 (lançamento em março de 2021) ou versões posteriores a esta data.

  3. Limpe a cache do browser que tem configurado no seu sistema operativo. Poderá agora consultar artsoft.pt com total compatibilidade.