Tendências nas empresas em 2024

12 Dezembro 2023
Tendências nas empresas em 2024

Tendências nas empresas em 2024 – 5 conceitos a ter em mente para o próximo ano

Tendências nas empresas em 2024 é um tópico que decerto está na mente de muitos, agora que chegámos ao fim de mais um ano. Como tal, de modo a enfrentar os desafios futuros é crucial ter uma ideia da maré que o mundo empresarial vai encontrar já ao virar deste mês.

Em especial, falamos das mudanças enormes que se esperam no digital e na tecnologia e que ainda hoje se estão a dar. E também da capacidade de adaptação das empresas, em especial as de pequena dimensão. Que o esforço para conseguirem recuperar após os golpes pesados da pandemia, não tire agora o folgo para o que aí vem.

Porque se há perspetiva que a ‘normalidade‘ esteja para breve, é crucial não cair na armadilha de retornar a práticas anteriores.

Portanto, resumimos algumas das tendências nas empresas em 2024 que estão a ser observadas globalmente. Tendências que poderão dar-lhe uma vantagem no próximo ano. Vamos conhecê-las?

Para sua comodidade, navegue rapidamente para as três tendências nas empresas para 2024:

Sustentabilidade | Cibersegurança | Experiências Personalizadas


Tendências nas empresas em 2024

1 – Sustentabilidade

Este ano já se sente este tópico, desde take away a usar apenas material reciclável até transportadoras alterarem a sua logística de forma a tornar-se inteiramente neutra em carbono. A sustentabilidade é uma das grandes tendências nas empresas em 2024.

O ónus é então colocado nas empresas, não só por governos ou organizações protetoras do ambiente, mas também pelo próprio consumidor. Estudos mostram que não só começa a haver uma mudança de preferência por empresas que apresentam programas que visam a preservação e sustentabilidade como os próprios clientes se mostram abertos a partilhar o “fardo” económico, pagando mais por produtos que sigam esta tendência.

E não só nos produtos de retalho, as empresas que visam a ser mais sustentáveis a todos os níveis aumentam também a sua procura, pelo que vêm uma melhoria acentuada na imagem pública que transparecem.

Existem muitas razões para ser mais sustentável e todas as indicações apontam para um crescimento maior deste mercado e tendências nas empresas para 2024.

Dica: Em 2024 as empresas portuguesas estão obrigadas a adotar a faturação eletrónica,  pelo que iremos assistir ao maior pico de desmaterialização de papel nas empresas portuguesas.


2 – Cibersegurança

A cibersegurança é mais uma das tendências nas empresas em 2024. Tal como a sustentabilidade, este tópico já se sentiu este ano com a vaga de ciber-ataques. A verdade é que eles não pararam, apenas deixaram de receber um foco tão grande pela comunicação pública e a segurança dos sistemas informáticos continua a ser um tópico de extrema relevância para empresas e negócios, e uma das tendências nas empresas em 2024.

Num mundo cada vez mais digitalizado e conectado, manter as muralhas digitais incólumes e atualizadas é essencial. Especialmente quando a corrida às armas entre ciber-criminosos e especialistas de cibersegurança está cada vez mais renhida e competitiva.

Se outrora os defensores detinham a vantagem de usar defesas mais sofisticadas, atualmente os próprios hackers fazem uso de tecnologia de ponta como a inteligência artificial para atacar sistemas.

Por outro lado, essas mesmo tecnologias de ponta são usadas para criar defesas exponencialmente mais eficazes, criando assim uma corrida constante entre ambos os lados. O que é certo é que não haja sinal de abrandar no próximo ano, sendo uma das tendências nas empresas em 2024 essencial.

Dica: Porque a segurança informática importa, partilhamos o nosso artigo de Segurança Informática que integra um conjunto de critérios para ajudar os profissionais de IT na análise de qual o melhor ERP para a sua empresa.

✔️ e-book gratuito: Para uma leitura mais completa e detalhada sobre as melhores práticas recomendadas na implementação de um ERP recomendamos que faça o download do ➡️ e-Book Segurança Informática.


3 – Experiências Personalizadas

A última das tendências nas empresas para 2024, que apresentamos neste artigo, são as experiências personalizadas. Cada vez mais as empresas apostam em criar uma experiência pessoal e única para cada cliente através da tecnologia.

Até agora o papel da tecnologia nesta área tem sido de facilitar recomendações, apoio ao cliente ou suporte pós-venda. No entanto, é notável um foco cada vez maior na interatividade e imersão do cliente com a marca, pelo que já vemos alguns exemplos de lojas de moda onde o cliente pode criar um avatar e experimentar digitalmente a roupa disponível.

Esta é uma das tendências nas empresas em 2024 que já está a fazer grandes mudanças nas indústrias, com algumas empresas a apostarem tão vincadamente que criam até novos postos, como Chief Experience Officer (CXO), de modo a assegurar uma base sólida para as suas estratégias futuras.

Para além da experiência do cliente, existe também uma necessidade de crescer e assegurar a qualidade da experiência do colaborador perante um mercado de trabalho cada mais intenso em termos de competição pelos mais talentosos e valiosos trabalhadores.

Dica: O ARTSOFT, o ERP que integra o seu negócio num só software, permite total personalização à sua medida adaptando-se às necessidades da sua empresa.


4 – Análise de Dados

No cenário altamente competitivo, a análise de dados surge como uma das grandes tendências nas empresas de 2024. Ferramentas avançadas de análise de dados, como a inteligência artificial e machine learning, estão a tornar-se pilares fundamentais na identificação de padrões e tendências, bem como oferecer às empresas a oportunidade de antecipar desafios e tomar decisões informadas.

Neste contexto, a análise ganha destaque, permitindo que as empresas não apenas compreendam o presente, mas também antecipem o futuro. E à medida que avançamos para o próximo ano, é perceptível como a análise de dados não é mais uma opção, mas sim uma necessidade estratégica para que as empresas possam prosperar um ambiente empresarial cada vez mais digital e orientado por dados.

Dica: A solução ARTSOFT, de Business Intelligence, é uma integração que simplifica o acesso aos dados vitais da sua empresa, com total rigor e detalhe. Permite o acompanhamento em tempo real de indicadores e KPIs de várias áreas da sua empresa, da Gestão Comercial à Contabilidade ou da Gestão de Recursos Humanos à Gestão de Projetos.


5 – Inteligência Artificial


Em 2024, a Inteligência Artificial (IA) emerge como uma das tendências nas empresas em 2024 mais dominante. Empresas de todos os setores estão a adotar soluções de IA para otimizar processos, impulsionar a eficiência operacional e obter insights valiosos.

Desde a automatização de tarefas até à personalização de experiências, a presença da inteligência artificial está a transformar modelos de negócios, à medida que as empresas exploram novas formas de oferecer produtos e serviços. O ChatGPT é um exemplo de crescimento notável, que se destaca pela sua capacidade de antecipar tendências de mercado, atender às necessidades das pessoas e automatizar decisões estratégicas.

Apesar dos benefícios, o crescente uso desta tendência também levanta desafios relacionados à privacidade, segurança e ética, o que leva à constante procura de equilíbrio entre a inovação e a responsabilidade, garantindo a conformidade com as demais regulamentações.

Dica: A Inteligência Artificial trouxe inovações significativas para a área de Business Intelligenceimpulsionando a análise de dados para além das capacidades tradicionais. Exemplo disso é o ERP ARTSOFT, integrado com a conhecida plataforma de análise de dados Power BI.

Gostou do nosso artigo sobre tendências nas empresas em 2024? Partilhe-o com os seus colegas.

facebook share artsoft linkedin share artsoft whatsapp share artsoft

Para quando estiver preparado para ponderar um ERP, conheça:

ARTSOFT Professional – O Software ERP para Pequenas e Médias Empresas em Portugal

Este software de gestão é uma resposta completa para todos os departamentos da empresa.

Pensado especificamente para a maioria das PMEs que assentam em processos de alta flexibilidade, esta solução permite o controlo total sobre a empresa, habilitando-a a uma ferramenta que pode ser utilizada e parametrizada para todos os profissionais, desde as equipas operacionais até aos CEO, CTO, CFO, CMO, etc.

Com este software de fácil utilizaçãointuitivo, a sua empresa estará apta para responder a todas os desafios de gestão.

Aliada a isso, está também a segurança de lhe ser atribuído um parceiro próximo, que poderá recorrer para um suporte totalmente personalizado.


Está a ponderar adquirir um ERP? Download gratuito do e-book Guia do Comprador de ERP!

Tem uma Empresa e está a ponderar comprar um software ERP? Não sabe por onde começar? Nós ajudamos. Neste e-book pode conhecer:

• Como organizar os requisitos para solicitar informações? Como consultar o mercado?
•Que tipo de questões deve fazer à software house ou consultoras do ERP?
• O que deve ter em atenção no momento de decidir? Como analisar?

Aceda aqui ao e-book.

Subscrever newsletter

Receba no seu e-mail notícias e novidades do software.



    Saiba como tratamos os seus dados. Consulte a nossa Política de privacidade.

    VOLTAR AO BLOG E NOTÍCIAS

    Sobre o ARTSOFT: Software de gestão (ERP) completo com mais de 40 soluções de gestão em desktop, na web e app. É implementado por uma rede de parceiros de norte a sul do pais, especializados nas nossas soluções.