ERP Enterprise Resource Planning, o que é?

16 Dezembro 2020
ERP Enterprise Resource Planning, o que é?

O que é um ERP Enterprise Resource Planning?

ERP Enterprise Resource Planning, o que é?

A história dos ERP Enterprise Resource Planning remonta à década de 70, quando a necessidade de melhorar o controlo fabril (utilização de materiais, produto intermédio ou final, etc.) desencadeou um interesse por ferramentas de MRP – Material Requirement Planning, soluções concebidas para administrar e gerir processos produtivos.

Confira abaixo a origem e o conceito de ERP.

Para sua comodidade, também pode navegar rapidamente para assuntos específicos:

Principais diferenças ERP | Preço de um Sistema ERP

O que significa ERP?

Depois do MRP, a necessidade de agilizar procedimentos alargou-se a outros departamentos surgindo o conceito de ERP, que beneficia as empresas da informatização e integração de dados num único software, transversal a toda a empresa.

Do ponto de vista organizacional, o conceito de ERP deriva exatamente dessa característica de integrar num único aplicativo funcionalidades e responsabilidades de diversos departamentos (ex. produção, stock, vendas, contas correntes, contabilidade ou recursos humanos, etc.), facilitando a organização, documentação e armazenamento de informação, o que reduz custos e promove ganhos na acessibilidade, rastreabilidade e produtividade interna.


O mercado dos softwares para empresas

Contudo, analisando o mercado empresarial verificamos que existem 3 realidades distintas no que respeita à implementação de softwares de gestão:

  1. Benefício de todas as vantagens de um software ERP;
  2. Recurso a soluções pré-parametrizadas – designadas soluções em pacote;
  3. Utilização de soluções desintegradas (mantendo o conceito de separação departamental, e reduzindo sinergias).
Webinar em destaque:
Transformação Digital no
setor das Assistências Técnicas

Quais as principais diferenças entre um ERP e outros softwares?

Enquanto um software em pacote “pronto a usar” consegue ser implementado com maior rapidez e em alguns casos a custo inferior, a escolha por um software ERP permite uma parametrização aos processos de negócios singulares à empresa, adaptando a tecnologia à realidade, e não a realidade a uma ferramenta de trabalho.

Outra diferença significativa entre este tipo de soluções está no conhecimento técnico necessário à implementação, pois enquanto um software “em pacote” necessita de pouco acompanhamento técnico, a implementação de um ERP, seja que tipo for, carece de profundo know-how sobre os procedimentos internos da empresa, o que facilita assistência e suporte personalizado no futuro.

No decorrer da implementação de um ERP, e atendendo à experiência do consultor responsável, este pode inclusive sugerir melhorias nos processos internos, resultantes da sua experiência noutras implementações ou conhecimentos específicos de determinado setor.


Preço de um Sistema ERP deve ser calculado a longo prazo

Para finalizar, se retomarmos a questão do custo de aquisição, devemos atender que a escolha de um ERP versus uma solução pré-parametrizada deve basear-se no pressuposto que este investimento beneficia a empresa a longo prazo, com ganhos de produtividade inerentes à fluidez de processos. Pois, com um sistema ERP instalado na empresa, toda a informação está inserida numa única base de dados, diminuindo erros comuns de duplicação e/ou desatualização de dados, que acontece recorrentemente em soluções desintegradas. Logicamente, apesar dos superiores custos iniciais de um ERP, a fiabilidade da solução é extremamente compensadora, quando comparada com outro tipo de soluções descritas acima.

Subscrever newsletter

Receba no seu e-mail notícias e novidades do software.

Saiba como tratamos os seus dados. Consulte a nossa Política de privacidade.

VOLTAR AO BLOG E NOTÍCIAS
Covid-19 icon

Covid-19

A crise que vivemos será ultrapassada com a força de vontade e paciência de todos. Estamos todos juntos na luta contra a COVID-19. Na ARTSOFT faremos todos os possíveis para apoiar os nossos colaboradores, parceiros e clientes.

Saiba mais

Este website não é compatível
com o seu browser atual

Para aceder a artsoft.pt com total compatibilidade
pondere atualizar o seu navegador web para uma versão superior.


Aviso para utilizadores ARTSOFT: Se encontra dificuldades em aceder a esta página web a partir do ARTSOFT siga os seguintes passos.


  1. Certifique-se que tem no seu sistema operativo um browser recente. Se estiver a utilizar o Internet Explorer (IE) da Microsoft, recomendamos a atualização para o EDGE.

  2. Atualize o seu ERP para a versão 21 (lançamento em março de 2021) ou versões posteriores a esta data.

  3. Limpe a cache do browser que tem configurado no seu sistema operativo. Poderá agora consultar artsoft.pt com total compatibilidade.