Sistema ERP: Quando deve a sua empresa adquirir este software?

27 Julho 2021
Sistema ERP: Quando deve a sua empresa adquirir este software?
Sistema ERP: Quando deve a sua empresa adquirir este software?

Sistema ERP na gestão da minha empresa? Quando devo ponderar este apoio?

Um Sistema ERP é essencial para a consolidação e crescimento sustentável de uma empresa, no entanto o momento de o comprar nem sempre é igual para todos os negócios.

Por isso, se tem a ideia de que um software de gestão é uma solução a ponderar para quando a empresa se encontrar numa fase de maturidade ou apenas quando tiver 10 ou mais anos, desengane-se. O momento de aquisição de um ERP não se prende exclusivamente com antiguidade ou volume de negócios, mas sim com os sinais que a sua empresa e os seus colaboradores diariamente lhe enviam.

Neste artigo abordamos, sobretudo, o momento em que essa implementação deve ocorrer. Quando deve ser adquirido? Que sinais indicam que é chegado o momento de investir num sistema ERP?

Para sua comodidade, navegue rapidamente para assuntos específicos:

Sinais de alerta | O que é um ERP? (artigo) | Qual ERP ponderar?

Se preferir, também pode ouvir o resumo deste artigo com o apoio da tecnologia TTS.

5 sinais de alerta para adquirir um sistema ERP

Cada empresa conhecerá melhor as suas necessidades e disponibilidade financeira para adquirir uma solução robusta de software, mas existem alguns indícios a considerar. 

1- Quando tarefas cruciais falharem ou se tornarem demasiado complexas para a mão humana

Por exemplo, quando se torna difícil de determinar a quantidade de inventário ou considerar que perde muito tempo no processamento de salários.


2- Quando não tem total controlo nas suas contas

Lembre-se: o desconhecimento das suas contas (proveitos, custos, vendas, compras) representa o desconhecimento do seu negócio e, inevitavelmente, a sua perda. Portanto, é urgente optar por software ERP para o ajudar. 


3- Quando as previsões dos valores de negócio não têm uma base sólida de análise

As análises de vendas, de lucros, de custos são pertinentes para qualquer empresa. É com base nestas análises que consegue gerir investimentos, crescimentos, possíveis perdas. Se sente que as suas previsões são baseadas em palpites, está na hora de implementar um sistema ERP.


4- Quando a informação está demasiado dispersa e é de morosa utilização

Se os dados já são tantos e tão dispersos, então necessita de uma plataforma única com informação atualizada em tempo real.


5- Quando acredita que há margem de crescimento da sua empresa

Muitas vezes, sabe que há oportunidades de melhoria, áreas em que reconhece possibilidade de aumento de receitas, entre outros. A implementação de um sistema ERP ajuda-o no reconhecimento dessas oportunidades e a executá-las.


Qual sistema ERP ponderar?

Numa fase inicial, são aconselhadas soluções modulares, dado que são mais flexíveis e adaptadas às necessidades da empresa. Ao apostar num sistema ERP composto por várias partes, ajusta o investimento às necessidades e capacidade da sua empresa.

Coloque a sua empresa em perspetiva e avalie cada um dos pontos acima. Por último, pondere: terá chegado o momento de adquirir um ERP software?


Conheça o ERP ARTSOFT e as mais de 40 soluções que poderá integrar num só software.

Com o benefício: A aquisição das soluções pode ser feita ao longo do tempo, à medida das necessidades da empresa. Desta forma o ERP será tão escalável quanto a sua empresa.

Quer conhecer melhor as soluções apresentadas?

Conheça a Oferta completa do ARTSOFT ou os vídeos de algumas funcionalidades do ERP.

Subscrever newsletter

Receba no seu e-mail notícias e novidades do software.

Saiba como tratamos os seus dados. Consulte a nossa Política de privacidade.

VOLTAR AO BLOG E NOTÍCIAS
Covid-19 icon

Covid-19

A crise que vivemos será ultrapassada com a força de vontade e paciência de todos. Estamos todos juntos na luta contra a COVID-19. Na ARTSOFT faremos todos os possíveis para apoiar os nossos colaboradores, parceiros e clientes.

Saiba mais

Este website não é compatível
com o seu browser atual

Para aceder a artsoft.pt com total compatibilidade
pondere atualizar o seu navegador web para uma versão superior.


Aviso para utilizadores ARTSOFT: Se encontra dificuldades em aceder a esta página web a partir do ARTSOFT siga os seguintes passos.


  1. Certifique-se que tem no seu sistema operativo um browser recente. Se estiver a utilizar o Internet Explorer (IE) da Microsoft, recomendamos a atualização para o EDGE.

  2. Atualize o seu ERP para a versão 21 (lançamento em março de 2021) ou versões posteriores a esta data.

  3. Limpe a cache do browser que tem configurado no seu sistema operativo. Poderá agora consultar artsoft.pt com total compatibilidade.