Como gerir uma empresa: 7 recomendações para quem está a começar

25 Julho 2023
Como gerir uma empresa: 7 recomendações para quem está a começar

Como gerir uma empresa

Gerir uma empresa com sucesso requer não apenas boas práticas de gestão, mas também a habilidade de evitar erros que podem comprometer o seu crescimento e estabilidade.

Além do mais, é importante considerar a dinâmica das relações interpessoais em cada iniciativa, uma vez que uma equipa alinhada com os objetivos estabelecidos pela empresa é essencial para evitar erros recorrentes.

Neste artigo, abordamos 7 recomendações que os gestores devem seguir para gerir uma empresa, e porque pode ser importante considerar o software de gestão ARTSOFT para solucionar os desafios que enfrentam.

Para sua comodidade, também pode navegar rapidamente para assuntos específicos:



1. Como gerir uma empresa seguindo o Plano de Negócios

Ignorar o plano de negócios estabelecido é um equívoco que pode ter consequências graves para o desenvolvimento e o crescimento saudável de uma empresa. Este documento é muito mais do que uma mera formalidade ou um conjunto de informações estáticas. É, na verdade, um guia estratégico que traça o caminho a ser percorrido e define as bases para o sucesso empresarial.

Sendo uma ferramenta fundamental para o gestor, pois ajuda a estabelecer a visão clara do negócio, os seus objetivos e as etapas necessárias para alcançá-los, ao não dar a devida atenção à sua revisão e atualização, o gestor está a privar-se de uma bússola confiável para tomar decisões fundamentadas em dados concretos.

Assim, a empresa expõe-se a um risco desnecessário, pelo que os gestores irão tomar decisões de forma reativa, sem nenhuma direção estratégica clara, o que pode levar a decisões mal informadas, com base em palpites ou intuições, que, por sua vez, pode gerar investimentos equivocados e desperdício de recursos financeiros e humanos.

voltar ao topo


2. Foque-se nas necessidades do consumidor para gerir a empresa

Não conhecer nas necessidades do mercado é um erro grave que pode comprometer seriamente o desempenho de uma empresa. Os clientes são o pilar central de qualquer negócio, e satisfazer as suas expectativas é necessário para construir relacionamentos sólidos e duradouros, além de garantir a vantagem competitiva no mercado.

Ao ignorar as necessidades do consumidor, a empresa corre o risco de alienar a sua base de clientes existente e afastar potenciais clientes. A falta de atenção às preferências e desejos do público-alvo pode levar a uma desconexão entre o que a empresa oferece e o que os clientes realmente querem.

Para conhecer o consumidor é fundamental que a empresa pesquise o mercado. Através de pesquisas de satisfação, entrevistas e análise de tendências, os gestores podem obter informações valiosas sobre as preferências dos seus clientes e necessidades não atendidas, bem como as suas expectativas em relação aos produtos ou serviços oferecidos.

Ao focar nas necessidades do consumidor, a empresa cria um diferencial competitivo importante e está a gerir a empresa com foco no que importa. Gerir uma empresa com clientes satisfeitos é sempre mais fácil, pois estes tendem a tornar-se fiéis à marca, tornando-se propagadores da sua reputação positiva.

voltar ao topo


3. Gerir uma empresa reconhecendo as Mudanças do Mercado

O cenário empresarial é constantemente influenciado pelos avanços tecnológicos, mudanças nas preferências do consumidor, novas regulamentações e outras variáveis externas. Deste modo, a capacidade de se adaptar rapidamente é crucial para gerir uma empresa e garantir a sua relevância.

A inovação é um fator chave para se manter competitivo e as empresas que não se mantêm atualizadas com as últimas tecnologias e tendências correm o risco de perder oportunidades de mercado e ficar atrás dos concorrentes.

As mudanças podem ocorrer rapidamente e, por isso, as empresas precisam ser ágeis o suficiente para responder imediatamente a essas mudanças. Isso pode envolver:

  • Ajustar estratégias de marketing;
  • Reavaliar os preços dos produtos;
  • Realizar mudanças organizacionais;
  • Adotar novas tecnologias.

Por fim, é relevante que a cultura empresarial encoraje a inovação e a criatividade. Os funcionários devem se sentir incentivados a propor ideias e soluções inovadoras, e a empresa deve estar aberta a experimentar novas abordagens.

voltar ao topo


4. Automatize tantos Processos quanto os possíveis

Ao gerir uma empresa, a automatização de processos é uma ferramenta poderosa que permite realizar tarefas repetitivas e burocráticas de forma rápida e precisa.

Ao ignorar a automatização, a empresa pode enfrentar diversos problemas:

  • Tarefas manuais sujeitas a erros humanos que podem levar a falhas e, consequentemente, à necessidade de refazer o trabalho, o que acarreta desperdício de tempo e recursos;
  • Aumento de custos operacionais, já que mais recursos são necessários para realizar as atividades de forma manual e menos ágil;
  • Produtividade da equipa prejudicada, uma vez que os colaboradores gastam mais tempo em tarefas mecânicas e repetitivas, deixando menos espaço para a inovação e o desenvolvimento de novas estratégias.

Por outro lado, a automatização de processos pode trazer diversos benefícios à gestão de uma empresa:

  • Aumento da eficiência, reduzindo o tempo necessário para realizar tarefas, a ocorrência de erros e otimizando a alocação de recursos;
  • Maior agilidade, o que é fundamental para se adaptar ao mercado em constante mudança;
  • Maior qualidade dos serviços prestados pela empresa;
  • Aumento da motivação dos colaboradores;
  • Maior controlo e rastreabilidade dos processos, permitindo uma monitorização mais eficiente das operações e identificação de possíveis oportunidades de melhoria.

A utilização de um ERP como o ARTSOFT permite automatizar processos e tarefas de praticamente todas as áreas da empresa, vantagem bastante importante na medida em que encontra uma só solução para diversos processos e tarefas que justificam ser automatizados e que acabam por justificar o investimento numa solução tão completa quanto um ERP como o ARTSOFT.

Sobre o ARTSOFT: Software de gestão (ERP) completo com mais de 40 soluções de gestão em desktop, na web e app. É implementado por uma rede de parceiros de norte a sul do pais, especializados nas nossas soluções.

voltar ao topo


5. Atente no Cumprimento das Obrigações Fiscais

Para gerir uma empresa, a gestão fiscal é uma das áreas mais sensíveis para qualquer negócio. Desprezar as obrigações fiscais pode gerar consequências graves, desde problemas legais e multas até ao fechamento da empresa.

No entanto, estar a par de todas as alterações e novidades tem sido uma tarefa complexa por parte de contabilistas, responsáveis financeiros, bem como administradores das empresas e responsáveis de recursos humanos.

Além disso, nem sempre são de fácil entendimento mesmo para quem está dentro dos temas, razão pela qual é cada vez mais essencial que os responsáveis pelas obrigações fiscais nas empresas se socorram de ferramentas que ajudam na melhor gestão destas obrigações fiscais, não só no seu cumprimento, como também no seu planeamento e controlo.

Sabia que a partir da versão 24 do ARTSOFT, vai poder gerir e controlar o cumprimento das obrigações legais e fiscais da sua empresa, ao mesmo tempo que poderá também fazer uma gestão completa da execução dessas tarefas?

Poderá efetuar o planeamento automático das obrigações legais, realizar o planeamento de tarefas individuais relacionadas com as obrigações legais, enviar notificações e emails aos utilizadores relevantes, ter uma visão geral e centralizada de todas as obrigações legais, obter a atualização automática através da plataforma ARTSOFT sempre que uma data de entrega for alterada, produzir e entregar atempadamente as obrigações legais algumas das quais via Webservice, e ter também uma visão geral do que já foi entregue e do que falta entregar.

voltar ao topo


6. Não deixe o Controlo de Stocks para Segundo Plano

Os stocks são uns dos ativos mais valiosos de uma organização, e a sua gestão adequada é essencial para evitar problemas.

Ao deixar o controlo de stocks para segundo plano, a empresa corre o risco de enfrentar dificuldades para atender às necessidades dos clientes. A falta de produtos em stock, por exemplo, pode levar a atrasos nas entregas e à perda de vendas, o que resulta numa grande insatisfação dos clientes e compromete a reputação da empresa.

Por outro lado, o excesso de stocks também pode ser prejudicial, pelo que pode levar a custos extras, como: armazenagem e obsolescência, além de bloquear capital que poderia ser utilizado de forma mais estratégica em outras áreas do negócio.

Assim, para gerir uma empresa torna-se essencial estabelecer processos sólidos de controle de stocks, como a utilização de sistemas de gestão de stocks e a adoção de boas práticas, como: inventários regulares, análise de consumo e previsão de vendas. A integração de diferentes setores da empresa, como vendas, produção e logística, também é importante para garantir uma visão abrangente dos stocks e facilitar o planeamento adequado.

Conheça a solução avançada para controlo e gestão diária de stocks da ARTSOFT, que lhe dará a resposta completa às questões legais da gestão de stocks.

voltar ao topo


7. Defina KPIs e acompanhe a Evolução da Empresa

Os KPIs são indicadores-chave de desempenho que permitem medir e monitorizar o progresso em relação aos objetivos estratégicos estabelecidos. Esta é uma decisão crítica para gerir uma empresa com olhos no futuro.

A falta de KPIs pode resultar numa gestão cega, na qual os gestores não têm uma visão clara e objetiva do desempenho da empresa. Sem indicadores adequados, é difícil avaliar o sucesso das iniciativas, identificar áreas de melhoria e tomar decisões informadas.

Definir KPIs relevantes é essencial para acompanhar o desempenho da empresa de forma eficiente. Cada setor e objetivo estratégico devem ter seus próprios indicadores específicos, permitindo que os gestores avaliem o progresso em cada área-chave do negócio e assim consigam gerir uma empresa de forma eficiente.

Além de definir os KPIs, é fundamental acompanhar constantemente a sua evolução. A monitorização regular permite que os gestores identifiquem rapidamente desvios e tomem medidas corretivas em tempo hábil.

A solução de Business Intelligence da ARTSOFT  simplifica o acesso aos dados vitais da sua empresa, com total rigor e detalhe, permitindo o acompanhamento em tempo real de indicadores e KPIs de várias áreas da sua empresa.

voltar ao topo


Porque é importante saber como está a gestão da sua empresa?

Gerir uma empresa não é tarefa impossível, mas não ter conhecimento sobre a situação real da gestão da sua empresa é um erro que pode comprometer seriamente o seu negócio.

Porque na ARTSOFT nos preocupamos com o crescimento e evolução da sua empresa, queremos que receba sem custos nem compromisso:

  1. Uma Checklist em Excel onde rapidamente pode pontuar a sua empresa e automaticamente verificar em que fase se encontra e onde melhorar.
  2. Um conjunto de conteúdos que enviaremos por e-mail ao longo de 3 meses para que fique 100% por dentro do Software ARTSOFT, com a possibilidade de o adquirir também com um desconto totalmente exclusivo para a sua empresa.

Faça download gratuito do Teste e descubra!

Escolha o seu nível de expetativa e veja a pontuação que recebe
checklist desempenho empresa

Descarregue o Teste

Saiba em que fase se encontra a gestão da sua empresa.



    Ao subscrever, aceita receber informações sobre iniciativas e produtos da ARTSOFT.


    Os dados pessoais recolhidos destinam-se ao processamento do seu pedido. Consulte a nossa Política de privacidade.

    Gostou deste artigo? Partilhe-o e siga-nos em:

    Se ficou com dúvidas e precisar de mais esclarecimentos sobre como gerir a sua empresa ou ficou interessado em conhecer o ARTSOFT, fale connosco. Estamos à sua espera para ajudar!


    13ac29fcbaa481331dc8792144a3dd18?s=64&d=mm&r=g

    Sara Terroso

    Com formação em Comunicação Empresarial e um mestrado em Jornalismo, utiliza o seu vasto conhecimento e especialização na área para se dedicar à escrita sobre gestão empresarial. Acredita que a utilização de um software de gestão é fundamental para promover o crescimento eficiente das organizações.


    VOLTAR AO BLOG E NOTÍCIAS

    Sobre o ARTSOFT: Software de gestão (ERP) completo com mais de 40 soluções de gestão em desktop, na web e app. É implementado por uma rede de parceiros de norte a sul do pais, especializados nas nossas soluções.