Diário da Contabilidade: Atalhos para contabilistas na inserção de lançamentos

23 Novembro 2023

Diário da Contabilidade: Atalhos para contabilistas

Os diários da Contabilidade constituem a base de organização de qualquer sistema de contabilidade, pois refletem a organização dos documentos contabilísticos.

Como a sua utilização é indispensável, é uma das tarefas mais comuns no dia a dia dos contabilistas.

Neste vídeo, a nossa Virtual Human dá a conhecer como pode inserir lançamentos no ARTSOFT CC (programa de contabilidade para contabilistas/gabinetes de contabilidade) ou no software de gestão financeira do ARTSOFT (solução para departamentos financeiros) e assim agilizar esta tarefa.

Sofia Responde: Atalhos úteis para contabilistas na inserção de lançamentos em Diário da Contabilidade no ARTSOFT – Assista agora!

Para sua comodidade, deixamos também a transcrição do vídeo:

Atalhos a utilizar na inserção de lançamento em diário da Contabilidade

  • Atalho 1:

Comece por utilizar o atalho: CONTROL + ALT + I. Vai abrir rapidamente a janela dos diários.

No campo Número de diário, pode rapidamente selecionar o mês e o diário em questão.

Como pode ver, o mês e o diário mudam consoante o que se escreve no número do diário. Por exemplo, ao escrever 4.1, está a dizer que é o mês 4 (abril) e o diário 1, caixa.

  • Atalho 2:

De seguida, pode começar a inserir lançamentos.

Ao fazer ENTER no teclado, vai para a primeira linha do lançamento, onde o software regista por omissão o dia da data de trabalho.

Para selecionar o tipo de documento, basta digitar o mesmo, se o tiver de memória, ou então clicar na tecla + (mais) para abrir os diferentes tipos.

Ou ainda tecla – (menos) para pesquisar o nome do documento.

O mesmo deve fazer para inserir o Número de conta. Tecla +, abre uma janela para selecionar a conta. Tecla – para a pesquisar pelo nome.

Mas também pode começar por escrever o número da conta e clicar na tecla + para incrementar o número, mas desta feita já dentro daquele tipo de documento.

Novamente com a tecla ENTER pode preencher rapidamente os restantes quatro campos seguintes: o número do documento, a referência, a data de origem e o valor.

  • Atalho 3:

Acompanhe-me agora num segundo lançamento, mas desta vez com o software a automatizar a repartição de valores.

Seguimos os mesmos passos do lançamento anterior, escrevendo o número de conta e clicando em + para entrarmos diretamente na conta em questão.

Aqui, outro atalho que poderá querer considerar, e sem precisar de utilizar o rato: Com a tecla de navegação do seu teclado pode ir para a conta pretendida e selecioná-la com o apoio da tecla TAB.

Depois, faça ENTER pelos diversos campos do lançamento até preencher o valor. Após inseri-lo, clique novamente em ENTER e, utilizando apenas a tecla F6, o software automatiza a repartição de valor, onde vai ver o iva separado do valor.

Se preferir também pode alterar a visualização janela com a opção crédito/débito. Veja agora a repetição da repartição de valor, mas desta vez com esta opção visível.

  • Atalho 4:

Por fim, partilho mais dois atalhos que podem também ajudar:

ALT+Z, se pretender indicar uma conta de contrapartida para o lançamento.

Partilho um exemplo rápido, onde pode utilizar o atalho ALT+Z e verificar que o movimento contabilístico fica saldado praticamente de forma automática.

  • Atalho 5:

E o segundo atalho que pode querer utilizar, é o AlT+O, onde rapidamente pode deixar observações relacionadas com o lançamento.

Para o efeito basta no final do lançamento fazer ALT+O, escrever a observação e dar ENTER.

A observação fica agora associada ao lançamento em questão.

Desta forma ficou a conhecer alguns atalhos de como pode efetuar lançamentos no diário da contabilidade do ERP ARTSOFT.

Se tem uma empresa e ficou interessado em conhecer em detalhe o software financeiro ARTSOFT, em concreto mais informações sobre o diário da contabilidade fale hoje connosco. Se é contabilista certificado consulte o nosso software de contabilidade para CC.


Gostou desta partilha sobre atalhos diário da contabilidade no ARTSOFT?

Diário Contabilidade
Diário Contabilidade

Se sim, continue a acompanhar-nos subscrevendo os nossos conteúdos.

A nossa Virtual Human Sofia volta muito em breve com um novo tema: “5 funcionalidades que provavelmente desconhece no ARTSOFT“.

Até lá, também nos pode fazer uma pergunta sobre software de gestão e teremos todo o gosto em responder por e-mail. E se a sua questão for uma dúvida comum ou frequente, será a Sofia a dar voz à resposta (veja aqui a apresentação da nossa virtual human)!

Até lá, bons negócios e continue a seguir-nos nas habituais redes sociais, o Facebook, o instagram e no linkedin, onde pode acompanhar novidades exclusivas sobre gestão, negócios e empresas.


ccfbe02fa78a8fe2ed9cddfbd92596ba?s=64&d=mm&r=g

Sofia Responde

Especialista no Software de Gestão ARTSOFT, dedica-se à escrita e à criação de conteúdos de tecnologia. Tem como principal objetivo ensinar as pessoas sobre gestão, tecnologia e, sobretudo, explicar a importância de implementar um ERP nas empresas.


Leia agora sobre:
Como automatizar Obrigações Fiscais?

Sofia Responde

Tem dúvidas sobre alguma questão relacionada com software de gestão? Deixe a sua questão, temos todo o gosto em ajudar.



    Aceito receber informações sobre iniciativas e produtos da ARTSOFT.


    Os dados pessoais recolhidos destinam-se ao processamento do seu pedido. Consulte a nossa Política de privacidade.

    Sobre o ARTSOFT: Software de gestão (ERP) completo com mais de 40 soluções de gestão em desktop, na web e app. É implementado por uma rede de parceiros de norte a sul do pais, especializados nas nossas soluções.