Pervasive

O ACTIAN é um gestor de bases de dados, multiplataforma, de alto desempenho e desenhado para ser utilizado nas mais diversas aplicações. Para além da sua versatilidade, é extremamente completo, fiável, leve e rápido, razões pelas quais a ARTSOFT o elegeu para gerir as bases de dados do nosso ERP.

O ACTIAN está disponível em duas versões distintas: Workgroup e Client/Server. Independentemente da versão que o utilizador tenha, o modo de funcionamento da base de dados é sempre o mesmo, permitindo, caso deseje, efetuar migrações de dados para versões mais atualizadas.

Pensado para funcionar em diferentes sistemas operativos e servidores de rede, o ACTION pode ser instalado nas versões desktop, sob sistema operativo Windows, e cliente/servidor, disponível em várias plataformas, como Windows, Linux, e outras em 32 e 64 bit.

 

actian-logo-ayd

 

iconplus  VERSÕES

 

Relativamente à versão anterior, o ACTIAN PSQL v13 apresenta uma performance melhorada, maior rapidez no acesso aos dados e conta ainda com a adição de queries simplificadas e mais ágeis.

De destacar também a atualização na otimização do espaço utilizado e a funcionalidade de desfragmentação que continua com um excelente desempenho. Com constantes incrementos e alterações, as bases de dados tendem a fragmentar, aumentando o tempo de processamento e de acesso às mesmas. A desfragmentação corrige automaticamente algumas lacunas nos dados, reconstruindo backups e estruturas de index, ou removendo espaços em branco. Esta funcionalidade corre sem interromper o normal funcionamento e acesso à Base de Dados, aumentando a fiabilidade da informação.

 

Outro dado importante que merece o destaque por continuar com desempenho exemplar é a possibilidade de armazenar na mesma base de dados informação em diferentes línguas, permitindo o posterior processamento, recolha e visualização de dados no idioma mais adequado à pesquisa.

 

Importa também destacar as seguintes novidades técnicas da nova ACTIAN (PSQL v13):

  • PSQL Reporting Engine: Novo Reporting Engine (RE) que permite que se configure um segundo servidor PSQL para gerar relatórios. Com esta novidade, o utilizador poderá descarregar consultas e dados SQL, preservando o desempenho do servidor de produção.
  • Novo sistema Btrieve C e C++ APIs: A simplicidade no seu auge. Este novo Btrieve simplificou as linguagens C e C++. Encontra-se também disponível uma nova API SWIG que conecta Perl, PHP, Python e outros scripts.
  • Novo schema de exportações e importações em PCC: Uma solução completamente renovada para exportar e importar metadados SQL está agora disponível. Com esta atualização, o seu técnico informático poderá recriar bancos de dados, como também migrar metadados v1 para v2 e muito mais.
  • Optimização da cache: Agora o seu técnico de TI vai poder remover os dados sem utilidade da cache do mecanismo através de uma nova opção na linha de comandos BUTIL, ou se usar a opção cache, poderá pré-carregar dados dos seus arquivos críticos. O que ganha com isso? Melhor performance da DB para todos os usuários.
  • Novos SDKs: Os módulos ADO.NET 4.3 encontram-se já aqui disponíveis (ADO.NET 4.0 foi já descontinuada na PSQL v13).


Para consultar todas as novidades técnicas sobre a versão ACTIAN PSQL v13 aconselhamos a consulta do documento What's New in PSQL.


ACTIAN PSQL Server

O ACTIAN PSQL Server é a versão do SGBD mais robusta e completa disponível. Com o ACTIAN Server o gestor de base de dados tem capacidade para gerir o acesso de um número ilimitado de utilizadores1, sendo desta forma a plataforma ideal para funcionar em servidores de grandes empresas.

Em termos de licenciamento, com o ACTIAN Server apenas é necessário inserir as licenças no servidor e, desta forma, os restantes computadores somente precisam do software instalado para conseguirem aceder à base de dados.

1 Quando instalado num servidor com processador adequado para a quantidade de informação a processar.


ACTIAN PSQL Workgroup

A versão do ACTIAN PSQL Workgroup apesar de possuir características em quase tudo semelhantes à versão Server, tem uma capacidade menor para o tratamento da informação, sendo direcionada para redes com um número menor de utilizadores a aceder em simultâneo à base de dados.

Ao contrário da versão ACTIAN Server, o Workgroup necessita de uma licença instalada em cada computador que aceda à base de dados e, consequentemente, ao ARTSOFT.

 

checkicon2  VANTAGENS

 

  • Baixo TCO (custo total de propriedade) – Estudos independentes conduzidos pelo Aberdeen Group mostram que é o gestor de base de dados com mais baixo custo. Uma das principais razões para esta escolha é o “Zero Database Administrator” do ACTIAN ou a arquitetura Z-DBA;
  • Maior segurança;
  • Mais ferramentas de monitorização e gestão;
  • Reputação de estabilidade e fiabilidade – mais de 25 anos de história como solução de primeira escolha na gestão de dados;
  • Acesso simultâneo de vários utilizadores aos dados e tabelas, com operações a funcionarem nos diferentes “cores” disponíveis;
  • Possibilidade de funcionar com cloud.

 

gearicon2  CARACTERÍSTICAS


Gerais

  • Suporte às interfaces Btrieve, ODBC, OLE DB, Java, JDBC, PDAC e ActiveX;
  • Possibilidade de backup online;
  • Ficheiros de dados binários compatíveis em todas as versões;
  • Upgrade simples entre versões;
  • Apoio online extremamente completo;
  • Suporte a conexões remotas via ODBC;
  • Multi-utilizador para redes de dimensões médias;
  • Protocolo de internet IPv6.


Específicas ACTIAN PSQL Server

  • Funciona em sistemas operativos Linux;
  • Número de utilizadores ilimitado;
  • Aumenta a segurança do sistema operativo.